skip to main content

Mulheres em projetos de educação pelo/para o cinema

Milene de Cássia Silveira Gusmão ; Raquel Costa Santos ; Duarte, Rosalia Maria

Educação temática digital, 2017-01, Vol.19 (2), p.456-481 [Periódico revisado por pares]

Campinas: Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Mulheres em projetos de educação pelo/para o cinema
  • Autor: Milene de Cássia Silveira Gusmão ; Raquel Costa Santos ; Duarte, Rosalia Maria
  • Assuntos: América Latina ; Bourdieu, Pierre (1930-2002) ; Cinema ; Education ; Educação ; Elias, Norbert (1897-1990) ; Motion pictures ; Mulheres ; mulheres. educação. cinema. américa latina
  • É parte de: Educação temática digital, 2017-01, Vol.19 (2), p.456-481
  • Descrição: Este artigo descreve a inserção e a trajetória de cinco mulheres pioneiras nas ações de educação para o cinema, a partir dos anos 1950, no Brasil e na América Latina. Analiticamente, trata-se de indagar como as mulheres passaram a ocupar lugares de mediação nas experiências de formação pelo/para o cinema, uma vez que os fazeres relativos aos saberes cinematográficos estiveram e ainda estão marcados pela majoritária presença masculina. Para isto recorre-se aos modelos conceituais de Norbert Elias e Pierre Bourdieu, que consideram as redes relacionais humanas no fluxo do tempo, observadas as interdependências e também as interações entre as estruturas sociais, as práticas e as trajetórias coletivas e individuais no espaço de possibilidades. Argumenta-se, ainda, que a ação dessas mulheres ofereceu as bases sobre as quais se construiu uma tradição de forte atuação feminina no campo das relações entre cinema e educação.
  • Editor: Campinas: Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
  • Idioma: Português;Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.