skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

O ensino da promoção da saúde e a educação interprofissional como ferramenta de aprendizagem em cursos de graduação: uma análise documental; The teaching of health promotion and interprofessional education as a learning tool in undergratuated courses: a documentary analysis

Chagas, Kleber Jessivaldo Gomes Das; Gonçalves, Johny Everson; Saraiva, Gabriella Seixas Sampaio; Lisboa, Gabriela; Germani, Ana Claudia Camargo Gonçalves

Revista de Medicina; v. 99 n. 1 (2020); 96-101

Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina 2020-02-03

Acesso online

  • Título:
    O ensino da promoção da saúde e a educação interprofissional como ferramenta de aprendizagem em cursos de graduação: uma análise documental; The teaching of health promotion and interprofessional education as a learning tool in undergratuated courses: a documentary analysis
  • Autor: Chagas, Kleber Jessivaldo Gomes Das; Gonçalves, Johny Everson; Saraiva, Gabriella Seixas Sampaio; Lisboa, Gabriela; Germani, Ana Claudia Camargo Gonçalves
  • Assuntos: Health Promotion; Health Persopnnel; Interprofessional Education; Education; Promoção Da Saúde; Educação Interprofissional; Profissionais Da Saúde; Educação
  • É parte de: Revista de Medicina; v. 99 n. 1 (2020); 96-101
  • Descrição: Given the integrality of the health-disease-care process, and the importance of health promotion in this context, the training of future health professionals must include the development of abilities that allow a full therapeutic plan centered on the patient. In order to achieve this goal, there are some initiatives being employed in several countries that aim to offer a better formation for their health care professionals, capacitating them in offering a more integral care, based on collaborative practices. Objective: To verify the teaching of skills and abilities listed in CompHP in some of the health care courses in USP, and to compare the use of Interprofessional Education as a polishing tool in these students’ training with the HPAC Guide. Method: Preliminary exploratory qualitative study based on the documental analysis of the pedagogical-political-project (PPP) and the description of disciplines in eight courses in USP-SP, comparing them with guidelines from CompHP and HPAC.
    Frente à integralidade do processo saúde-doença-cuidado e a importância da promoção da saúde nesse contexto, a formação dos futuros profissionais da saúde deve ter o desenvolvimento de habilidades que permitam um cuidado integral centrado no paciente. Para isto, existem algumas iniciativas utilizadas por diversos países para fornecer uma melhor formação para seus profissionais no intuito de capacitá-los para oferecer um cuidado mais integral pautado na prática colaborativa. Objetivo: analisar a presença das competências e domínios presentes no CompHP em alguns cursos da saúde da USP e comparar a utilização da Educação Interprofissional como ferramenta de aprimoramento da formação dos estudantes desse curso com o Guia da HPAC. Método: Estudo qualitativo exploratório preliminar estruturado a partir da análise documental do projeto político pedagógico (PPP) e ementa de disciplinas de oito cursos da USP-SP e comparação com Guidelines do CompHP e do HPAC.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/revistadc/article/view/164361/159176
  • Editor: Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
  • Data de criação/publicação: 2020-02-03
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.