skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

A Física escolar e o currículo narrado no Facebook: tradições curriculares a partir de duas comunidades virtuais de professores de Física

Calado, Henrique de Carvalho ; Petrucci-Rosa, Maria Inês ; Ferrari, Bruno

Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 2021-09, Vol.38 (2), p.1364-1380 [Periódico revisado por pares]

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    A Física escolar e o currículo narrado no Facebook: tradições curriculares a partir de duas comunidades virtuais de professores de Física
  • Autor: Calado, Henrique de Carvalho ; Petrucci-Rosa, Maria Inês ; Ferrari, Bruno
  • Assuntos: Disciplinas Escolares ; Facebook ; Física ; Physics ; School Subjects
  • É parte de: Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 2021-09, Vol.38 (2), p.1364-1380
  • Descrição: O presente trabalho buscou se aproximar da rede social Facebook, compreendendo-a como uma plataforma na qual narrativas sistêmicas sobre as disciplinas escolares podem se desenvolver. Assim, nos instigamos a partir da seguinte pergunta: como tradições curriculares são operadas nas narrativas sobre o ensino e o currículo em comunidades de ensino de Física presentes na rede social Facebook? Para tal, nos apoiamos em trabalhos desenvolvidos por Ivor Goodson que envolvem a História do Currículo, e que estabelecem compreensões das disciplinas escolares a partir de três tradições: acadêmicas, utilitárias e pedagógicas. Foram analisadas as duas maiores comunidades de professores de Física presentes no Facebook, das quais foram extraídas todas as publicações realizadas no período de abril de 2016 a abril de 2017, visando a constituir um banco de dados que pudessem ser categorizados nas três tradições curriculares e em não enquadradas. A partir desses dados, as 125 publicações analisadas foram descritas dentro de dez subcategorias principais, quatro da tradição acadêmica, três da tradição utilitária e três da tradição pedagógica.
  • Editor: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Idioma: Inglês;Português;Espanhol

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.