skip to main content

Contribuição ao estudo do papel fisiológico e bioquímico do potássio em plantas de feijão (Phaseolus vulgaris L., Cultivar Goiano Precoce)

Cattini, Marcio Antonio

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz 1974-11-14

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Contribuição ao estudo do papel fisiológico e bioquímico do potássio em plantas de feijão (Phaseolus vulgaris L., Cultivar Goiano Precoce)
  • Autor: Cattini, Marcio Antonio
  • Orientador: Crocomo, Otto J.
  • Assuntos: Aspectos Bioquímicos; Aspectos Fisiológicos; Feijão Goiano Precoce; Nutrição Vegetal; Potássio
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O presente trabalho teve como objetivo contribuir para o estudo do papel do potássio na fisiologia e bioquímica de plantas de feijão (Phaseolus vulgaris L., Cultivar Goiano Precoce). Alguns dos aspectos observados foram: sintomas visuais da deficiência do elemento, produção de matéria seca, algumas interações iônicas na absorção de nutrientes, variações nos teores de certos aminoácidos e das aminas derivadas de alguns deles, teor de proteínas, metabolismo da lisina -14C e possíveis correlações entre os teores de algumas substâncias e as doses de potássio fornecido as plantas. Foram analisadas apenas as folhas. Para atingir esse objetivo, plantas de feijão foram cultivadas em soluções nutritivas contendo 0, 1, 2, 4, 6, 8 e 10 mil imoles de potássio por litro, correspondendo a solução 6 mM à completa, nº 2 de HOAGLAND e ARNON (1950). Nas soluções deficientes em potássio, o KNO3 foi substituído por NH4NO3 na proporção de 2:1. As soluções contendo excesso de potássio foram preparadas adicionando-se KCl à solução completa. Foram feitas colheitas semanais, num total de oito, abrangendo todo o ciclo vegetativo das plantas. Os aminoácidos e aminas foram extraídos com etanol a 80%, fracionados em resina AG 50W-X8, H+, 200-400 mesh, cromatográficos em papel de filtro e dosados colorimetricamente. As proteínas foram extraídas com NaOH 0,1 N e dosadas pelo método do Micro-biureto. Os elementos minerais N, P, K, Ca e Mg foram dosados no extrato de folhas secas. Para o estudo do metabolismo de lisina-14C o extrato verde foi fracionado em analisador automático de aminoácidos e a radioatividade das frações medida em contador de cintilações líquidas. Os dados obtidos mostraram que a síntese de proteínas não foi comprometida quando se substituiu o K+ por NH+4, nos casos de deficiência do primeiro. Em condições de extrema deficiência de potássio, o teor de nitrogênio e de alguns compostos nitrogenados solúveis, tais como o ácido aspártico, asparagina, ornitina, citrulina, N-carbamilputrescina e putrescina, aumentaram drasticamente. Algumas variáveis, tais como o tamanho das plantas e o teor de água, mostraram-se em correlação direta com a concentração do K (nas soluções nutritivas ou nas folhas). Outras variáveis, tais como os teores de P, Mg e arginina, mostraram-se em correlação inversa com a concentração de K. A concentração de K suficiente para o desenvolvimento normal do feijão parece estar situada entre 1 mM e 2 mM.
  • DOI: 10.11606/D.11.1974.tde-20240301-151307
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
  • Data de criação/publicação: 1974-11-14
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.