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O retrato do rural e do urbano em filmes como aporte para fundamentos do trabalho pedagógico: a interface entre cinema e educação

Santos Neto, José Leite Dos

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2019-04-30

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O retrato do rural e do urbano em filmes como aporte para fundamentos do trabalho pedagógico: a interface entre cinema e educação
  • Autor: Santos Neto, José Leite Dos
  • Orientador: Catani, Afranio Mendes
  • Assuntos: Cinema E Educação; Educação Escolar E Cinema; Educação Midiática Rural E Urbano E Análise Fílmica; Trabalho Pedagógico E Audiovisual; Cinema And Education; Media Literacy Rural And Urban And Film Analysis; School Education And Cinema; Teaching Through Visual Media
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O presente trabalho, situado entre as interfaces do cinema, mídia e educação, tem como objetivo identificar e analisar de que forma a dualidade dos conceitos de rural e urbano abordados em filmes, somados às experiências de professores, podem contribuir para a construção de fundamentos para o trabalho pedagógico com material audiovisual particularizado na educação escolar. Através de uma abordagem historiográfica sobre o uso e apropriação social do cinema, evidenciou-se a sua linguagem assimilada pela mídia moderna e tecnológica como um traço de destaque da cultura que atua como um instrumento educativo e formativo para os sujeitos e, ao mesmo tempo que possibilita o acesso ao conhecimento, contribui para visualização de conceitos e para o entretenimento. Por outro lado, esta linguagem pode atuar, também, para reforçar ideias errôneas, naturalizar conceitos e reforçar estereótipos. Na sequência, para compreender as possibilidades de utilização do audiovisual, explorou-se quatro filmes: Central do Brasil (1998); Tapete Vermelho (2006); Desenvolvimento para quem? (2013) e À margem dos trilhos (2014). A análise teve como foco explorar o discurso e as representações sobre rural e urbano; a dicotomia presente neste discurso constrói uma ideia antagônica, reforçando signos que se estabelecem em uma relação de oposição ao invés de interdependência. Posteriormente, com vistas a experiência consolidada da educação midiática na Inglaterra, escolheu este contexto para dialogar com esta pesquisa e foram realizadas 14 entrevistas com professores com intuito de conhecer o trabalho com o uso de filmes em sala de aula. Por meio da interface entre a linguagem cinematográfica, análise fílmica e entrevistas, discutiu-se fundamentos que subsidiam o trabalho pedagógico com cinema na educação escolar. Desse modo, a criação de uma disciplina de educação midiática se mostrou como alternativa viável, haja vista a mídia como um instrumento arrojado da cultura, capaz de levar ao autoconhecimento e criar representações involuntárias que, como significação e parte da visão de mundo orienta a ação do sujeito.
  • DOI: 10.11606/T.48.2019.tde-30072019-152257
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2019-04-30
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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