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O uso do GPS como instrumento de controle de deslocamentos dinâmicos de obras civis - aplicação na área de transportes
Larocca, Ana Paula Camargo
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos 2004-06-25
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Título:
O uso do GPS como instrumento de controle de deslocamentos dinâmicos de obras civis - aplicação na área de transportes
Autor:
Larocca, Ana Paula Camargo
Orientador:
Schaal, Ricardo Ernesto
Assuntos:
Monitoramento De Estruturas
;
Passarelas
;
Gps
;
Ponte Estaiada
;
Freqüência L1
;
Ponte Suspensa
;
Deslocamentos Milimétricos
;
Deslocamentos Dinâmicos
;
Single Receiver
;
Cable-Stayed Bridge
;
Monitoring Of Structures
;
Millimetric Displacements
;
Footbridge
;
Dynamic Displacements
;
Suspension Bridge
Notas:
Tese (Doutorado)
Descrição:
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de metodologia para avaliar a utilização do Sistema de Posicionamento Global (GPS) como ferramenta de pesquisa no estudo do comportamento dinâmico de obras viárias. Para ser caracterizado como um instrumento de medição, foi estudada a potencialidade de um método, que se fundamenta numa forma específica de coleta e processamento de dados GPS; análise dos resíduos resultantes do processamento da dupla diferença de fase e aplicação de análise espectral para filtragem de informações indesejáveis (multicaminhamento dos sinais GPS). A coleta envolve um oscilador eletro-mecânico, especialmente projetado, que permite calibrar as medidas de amplitude e freqüência das oscilações mensuráveis pela obra sob teste. Inúmeros experimentos foram realizados em ambientes de reflexões e difrações variáveis e com diversos tipos de receptores e antenas GPS. Alguns ensaios foram realizados utilizando, simultaneamente, equipamentos como transdutores de deslocamento, acelerômetros e estações totais. Comparando os resultados obtidos, mesmo com valores prescritos em normas e códigos, afirma-se que o GPS, sob o método de coleta de dados testado, é um instrumento confiável para detecção e caracterização do comportamento dinâmico de estruturas, apresentado confiabilidade para as medições realizadas, da ordem de décimos de milímetro. Quanto à detecção das freqüências, as mais baixas ficam comprometidas pela presença do multicaminhamento e as mais elevadas têm a detecção limitada pela máxima taxa de coleta dos receptores (Lei de Nyquist)
DOI:
10.11606/T.18.2004.tde-29052006-170441
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos
Data de criação/publicação:
2004-06-25
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
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