skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

O uso do GPS como instrumento de controle de deslocamentos dinâmicos de obras civis - aplicação na área de transportes

Larocca, Ana Paula Camargo

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos 2004-06-25

Acesso online

  • Título:
    O uso do GPS como instrumento de controle de deslocamentos dinâmicos de obras civis - aplicação na área de transportes
  • Autor: Larocca, Ana Paula Camargo
  • Orientador: Schaal, Ricardo Ernesto
  • Assuntos: Monitoramento De Estruturas; Passarelas; Gps; Ponte Estaiada; Freqüência L1; Ponte Suspensa; Deslocamentos Milimétricos; Deslocamentos Dinâmicos; Single Receiver; Cable-Stayed Bridge; Monitoring Of Structures; Millimetric Displacements; Footbridge; Dynamic Displacements; Suspension Bridge
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Este trabalho apresenta o desenvolvimento de metodologia para avaliar a utilização do Sistema de Posicionamento Global (GPS) como ferramenta de pesquisa no estudo do comportamento dinâmico de obras viárias. Para ser caracterizado como um instrumento de medição, foi estudada a potencialidade de um método, que se fundamenta numa forma específica de coleta e processamento de dados GPS; análise dos resíduos resultantes do processamento da dupla diferença de fase e aplicação de análise espectral para filtragem de informações indesejáveis (multicaminhamento dos sinais GPS). A coleta envolve um oscilador eletro-mecânico, especialmente projetado, que permite calibrar as medidas de amplitude e freqüência das oscilações mensuráveis pela obra sob teste. Inúmeros experimentos foram realizados em ambientes de reflexões e difrações variáveis e com diversos tipos de receptores e antenas GPS. Alguns ensaios foram realizados utilizando, simultaneamente, equipamentos como transdutores de deslocamento, acelerômetros e estações totais. Comparando os resultados obtidos, mesmo com valores prescritos em normas e códigos, afirma-se que o GPS, sob o método de coleta de dados testado, é um instrumento confiável para detecção e caracterização do comportamento dinâmico de estruturas, apresentado confiabilidade para as medições realizadas, da ordem de décimos de milímetro. Quanto à detecção das freqüências, as mais baixas ficam comprometidas pela presença do multicaminhamento e as mais elevadas têm a detecção limitada pela máxima taxa de coleta dos receptores (Lei de Nyquist)
  • DOI: 10.11606/T.18.2004.tde-29052006-170441
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos
  • Data de criação/publicação: 2004-06-25
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.