skip to main content

Caracterização microestrutural da decomposição de carbonetos eutéticos M2C em ferro fundido multicomponente do tipo Fe-2C-5V-5Cr-5Mo-5W tratados isotermicamente à 950ºC e 1.050ºC.

Sayeg, Isaac Jamil

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2010-09-01

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Caracterização microestrutural da decomposição de carbonetos eutéticos M2C em ferro fundido multicomponente do tipo Fe-2C-5V-5Cr-5Mo-5W tratados isotermicamente à 950ºC e 1.050ºC.
  • Autor: Sayeg, Isaac Jamil
  • Orientador: Goldenstein, Hélio
  • Assuntos: Aço Rápido; Microscopia Eletrônica; Tratamento Térmico; Ferro Fundido Multicomponente; Espectrometria; Caracterização Microestrutural; Heat Treatment; Electron Microscopy; Microstructural Characterization; Multicomponent Cast Iron; Spectrometry; High Speed Steel
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: As ligas de ferro fundido branco multicomponente são aços rápidos resistentes ao desgaste em temperaturas elevadas. Estes aços apresentam carbonetos eutéticos do tipo MC e M2C quando no estado bruto de fundição. Neste trabalho foi caracterizada a microestrutura dos produtos de decomposição após tratamentos térmicos do carboneto eutético metaestável M2C de uma liga de ferro fundido multicomponente com composição (em % peso): 2 wt% de C e 5 wt% de cada um dos elementos V, Cr, Mo e W, o restante é Fe. A liga de ferro fundido multicomponente foi tratada isotermicamente a 950°C e a 1.050°C por tempos crescentes em forno poço com sal fundido e em forno mufla inseridas em ampolas de sílica sob vácuo. Os tempos de tratamento foram: 10s, 100s, 600s, 1.800s, 1 hora, 2 horas e 15 horas. As técnicas de caracterização envolvidas foram: difração de raios X de carbonetos extraídos, metalografia através de ataques seletivos, microscopia eletrônicas de varredura (SEM), microscopia eletrônica de transmissão e varredura (STEM), espectrometria por energia dispersiva de raios X (EDS) e difração de elétrons por área selecionada (SAED). Os resultados sugerem que além dos carbonetos MC, M2C irregular e regularcomplexo e M7C3 descritos na literatura, observa-se a presença de um novo tipo de carboneto M2C metaestável rico em cromo na liga no estado bruto de fundição. Os carbonetos metaestáveis M2C se decompõem em carbonetos M6C, em carbonetos M7C3 e finalmente MC globular com o aumento da temperatura e/ou com tempos crescentes de tratamento térmico. O carboneto M7C3 após tratamento térmico de longa duração passa por um processo de esferoidização e depois engrossamento.
  • DOI: 10.11606/T.3.2010.tde-10012011-112231
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2010-09-01
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.