skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Análise de características discursivas e disciplinares em artigos sobre o ensino da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental publicados entre 2008 e 2018

Daniela Eufrásio Valdir Heitor Barzotto

Pro-Posições Campinas, SP v. 34, p.1-16, e20200071, 2023

Campinas, SP 2023

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Análise de características discursivas e disciplinares em artigos sobre o ensino da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental publicados entre 2008 e 2018
  • Autor: Daniela Eufrásio
  • Valdir Heitor Barzotto
  • Assuntos: ESCRITA -- ESTUDO E ENSINO; ARTIGO CIENTÍFICO; METODOLOGIA CIENTÍFICA; CONHECIMENTO -- TRANSMISSÃO
  • É parte de: Pro-Posições Campinas, SP v. 34, p.1-16, e20200071, 2023
  • Notas: Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0071. Acesso em: 31 maio 2023
  • Descrição: Esta pesquisa bibliográfica expõe características discursivas do conteúdo escolar “ensino da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental” quando tomado como objeto de pesquisa, e propõe reflexões sobre a sua configuração disciplinar (Foucault, 2004). A análise abrangeu 15 artigos, advindos de duas áreas do conhecimento, Psicologia e Educação. Focalizou-se na caracterização do gênero discursivo “artigo científico” (Bakhtin, 2011), e identificaram-se importantes distinções disciplinares nas produções de cada área do conhecimento. Enquanto as da Psicologia expuseram resultados a partir de testes e tarefas de verificação do conhecimento da escrita e da corroboração de pesquisas anteriores em artigos padronizados conforme o modelo de comunicação IMRD, as da Educação não se apresentaram em conformidade com esse modelo e focalizaram os processos de ensino da escrita a partir de práticas didáticas diversas. Foi possível, ainda, identificar características de legitimação dos resultados de pesquisa como objetos de ensino na esfera escolar.
  • Editor: Campinas, SP
  • Data de criação/publicação: 2023
  • Formato: p. 1-26, e20200071.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.