skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Tecnologias e mediação pedagógica na educação superior a distância

Vilma Geni Slomski Adriana Maria Procopio de Araujo; Alessandra Silva Santana Camargo; Elionor Farah Jreige Weffort

JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management São Paulo v. 13, n. 1, p. 131-150, 2016

São Paulo 2016

Localização: FEARP - Fac. Econ. Adm. Cont. de R. Preto    (pcd 2768659 Estantes Deslizantes )(Acessar)

  • Título:
    Tecnologias e mediação pedagógica na educação superior a distância
  • Autor: Vilma Geni Slomski
  • Adriana Maria Procopio de Araujo; Alessandra Silva Santana Camargo; Elionor Farah Jreige Weffort
  • Assuntos: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA; TECNOLOGIA EDUCACIONAL; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; CONTABILIDADE; ENSINO SUPERIOR
  • É parte de: JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management São Paulo v. 13, n. 1, p. 131-150, 2016
  • Descrição: Este estudo investigou as percepções sobre limites e possibilidades do uso pedagógico das tecnologias na educação superior a distancia de docentes que atuam em um curso presencial de ciências contábeis. Realizou-se uma pesquisa descritiva - qualitativa, os dados foram coletados por meio de formulário online com questões “abertas” e analisados por meio da análise de conteúdo. Constatou-se que os benefícios da EaD, na visão dos docentes são “o acesso à educação superior”; a “flexibilização do tempo e do espaço”; a “autodisciplina e a autoaprendizagem do aluno”. Como pontos críticos citaram a “falta de formação para a inclusão digital do grupo de professores e alunos e a “dificuldade para promover a interação”. Como desafio citaram a “superação da ausência da relação direta aluno/professor, o “face-a-face”, típico da sala de aula; o “uso de estratégias e recursos que promovam a troca de experiências e a interação”; o “perfil do aluno”; a ”falta de maturidade” a “autodisciplina” . Conclui-se, assim, que, as mídias digitais são vistas pelos docentes ainda como instrumentos didáticos apenas, fato que dificulta uma leitura mais critica das tecnologias e a exploração de todo o potencial que possuem, principalmente como meio de expressão e de produção cultural
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2016
  • Formato: p. 131-150.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.