skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Literature and humanistic education in medicine: the experiment of the Laboratory of Humanities of EPM/UNIFESP; Literatura e formação humanística em medicina: o experimento do Laboratório de Humanidades da EPM/UNIFESP

Gallian, Dante Marcello Claramonte

Revista de Medicina; v. 91 n. 3 (2012); 174-177

Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina 2012-09-18

Acesso online

  • Título:
    Literature and humanistic education in medicine: the experiment of the Laboratory of Humanities of EPM/UNIFESP; Literatura e formação humanística em medicina: o experimento do Laboratório de Humanidades da EPM/UNIFESP
  • Autor: Gallian, Dante Marcello Claramonte
  • Assuntos: Educação Médica; Humanidades; Ciências Humanas/Ética; Ciências Humanas/Educação; Humanização Da Assistência; Humanismo. Atividades Humanas/Ética; Literatura; Education; Medical; Humanities/Ethics; Humanities/Education; Humanization Of Assistance; Humanism; Human Activities/Ethics; Literature
  • É parte de: Revista de Medicina; v. 91 n. 3 (2012); 174-177
  • Descrição: Based on the experience of an educational activity for undergraduate and post graduate students from EPM-UNIFESP, the Laboratory of Humanities, this article aim to describe the way as reading and discussion of literature classics can give humanistic contributions for the medical education. Grounded in the humanities theoretical background and in the empirical observation of educational phenomena, this study shows that aesthetical and reflective experience could be a privileged form to promote “humanization” in the medical education context.
    Este artigo descreve, a partir da experiência com uma atividade educacional desenvolvida com alunos de graduação e pós-graduação da EPM-UNIFESP, o Laboratório de Humanidades, a forma como a leitura e discussão de clássicos da literatura universal pode contribuir para o processo de formação humanística e humanização de futuros médicos e profissionais da saúde em geral. Fundamentado na perspectiva teórica das humanidades e na observação empírica do fenômeno educacional, este estudo aponta a experiência estética e reflexiva a partir da literatura como forma privilegiada de promover a humanização no contexto educacional.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/revistadc/article/view/58979/61965
  • Editor: Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
  • Data de criação/publicação: 2012-09-18
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.