skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

O brincar de crianças escolares na brinquedoteca; Schoolchildren's play behavior in the toy library

Macarini, Samira M.; Vieira, Mauro L.

Journal of Human Growth and Development; Vol. 16 No. 1 (2006); 49-60

UNESP 2006-04-01

Acesso online

  • Título:
    O brincar de crianças escolares na brinquedoteca; Schoolchildren's play behavior in the toy library
  • Autor: Macarini, Samira M.; Vieira, Mauro L.
  • Assuntos: Brincadeira; Brinquedoteca; Gênero; Play; Toy Library; Gender
  • É parte de: Journal of Human Growth and Development; Vol. 16 No. 1 (2006); 49-60
  • Descrição: A presente pesquisa teve como objetivo caracterizar o ato de brincar de crianças escolares em uma brinquedoteca; identificando os diferentes brinquedos mais utilizados entre meninos e meninas na brincadeira. Foram realizadas 517 observações diretas de eventos de brincadeira livre, utilizando-se um protocolo de observação. Os resultados confirmaram a existência de segregação e estereotipia no brincar infantil, mostrando que meninos tendem a brincar entre si e meninas também. Foi evidenciado que a composição do grupo, de acordo com o sexo das crianças, determina o tipo de brinquedo utilizado na atividade lúdica. Com relação aos grupos de meninos, foi verificada preferência pelos jogos sociais, brinquedos que reproduzem o mundo técnico - miniaturas, carrinhos, helicópteros - e fantasias. Nos grupos de meninas, constatou-se predominância por brinquedos responsáveis pelo desenvolvimento afetivo - bonecas, bebês, roupinhas - jogos sociais e fantasias. Nos grupos mistos verificou-se uma predominância da utilização dos jogos sociais, das fantasias e dos brinquedos que reproduzem o mundo técnico. A variedade de brincadeiras verificada pode ser remetida ao grande acervo de brinquedos e possibilidades de criações propiciadas pelos diferentes espaços lúdicos da brinquedoteca.
    The present research aimed to characterize schoolchildren's play behavior in a toy library, identifying the different toys used by boys and girls during their play. 517 direct observations of free play events were performed, using an observational protocol. The results confirmed the existence of segregation and stereotypes in children's play, showing that boys tend to play with boys and girls, with girls. Furthermore, the composition of the group, based on the sex of the children, determines the type of toy used in the playing activity. The groups of boys showed preference for social games, toys that reproduce the technical world - miniatures, little cars, helicopters - and fantasies. In the groups of girls, toys which are related to affective development - dolls, babies, dolls' clothes -, social games and fantasies prevailed. In the mixed groups, a predominance of the use of social games, fantasies and toys that reproduce the technical world was verified. The variety of playing activities verified in this research can be explained by the great collection of toys and possibilities of creations offered by the toy library and its playing spaces.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/jhgd/article/view/19780/21848
  • Editor: UNESP
  • Data de criação/publicação: 2006-04-01
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.