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História, sociologia, massa e energia. Uma reflexão sobre a formação de pesquisadores em física

Barcellos, Marcília Elis

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) 2008-05-21

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    História, sociologia, massa e energia. Uma reflexão sobre a formação de pesquisadores em física
  • Autor: Barcellos, Marcília Elis
  • Orientador: Zanetic, Joao
  • Assuntos: Física; Ensino; Ensino Superior; Filosofia Da Ciência; História Da Ciência; Philosophy Of Science; History Of Science; College Education; Education; Physics
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa Interunidades em Ensino de Ciências Modalidades Física, Química e Biologia IF/FE/IQ/IB
  • Descrição: Neste trabalho apresentamos uma reflexão crítica sobre a formação de pesquisadores em física. Nossas perspectivas são em parte reproduzidas em uma proposta de ensino que é elaborada e analisadas sobre a ótica da obra de Bruno Latour, autor que se situa no campo dos estudos sociais da ciência. Essa proposta foi trabalhada com alunos dos terceiro semestre de Bacharelado em Física do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP). A intervenção educacional foi inspirada também na problematização do conhecimento segundo a perspectiva dos estudos de Paulo Freire. A proposta tem como eixo central um estudo histórico da relação massa energia, E=mc2. Esse estudo contempla obras de historiadores da ciência e de físicos, e se refere aos períodos pré e pós-relativísticos, além de buscar fazer uma ponte com a história da física nuclear. Um dos nossos objetivos é compreender melhor como a história da ciência pode ser um instrumento para estimular futuros pesquisadores a refletir sobre a prática científica. Como forma de enriquecer a análise e a proposta que fazemos, esse trabalho traz também algumas entrevistas com pesquisadores docentes do IFUSP. As entrevistas e sua análise constituem uma breve investigação sobre a relação entre ensino e pesquisa na universidade e sobre a presença ou não de reflexões sobre a prática e a natureza da ciência por parte destes pesquisadores docentes. Acreditamos que esse tipo de abordagem é importante nos cursos de bacharelado, pois ela pode favorecer a formação de um futuro pesquisador crítico, autônomo e consciente, que reflita sua prática, seus objetivos e os impactos de sua atividade.
  • DOI: 10.11606/D.81.2008.tde-28022013-103945
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia)
  • Data de criação/publicação: 2008-05-21
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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