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Prescrições curriculares e formação docente para o ensino de ciências: possíveis implicações das escolhas do Currículo da Cidade para a formação de estudantes do ensino fundamental da rede pública municipal de São Paulo

Pereira, Rafael Gonçalves

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2024-02-20

Acesso online

  • Título:
    Prescrições curriculares e formação docente para o ensino de ciências: possíveis implicações das escolhas do Currículo da Cidade para a formação de estudantes do ensino fundamental da rede pública municipal de São Paulo
  • Autor: Pereira, Rafael Gonçalves
  • Orientador: Galian, Claudia Valentina Assumpção
  • Assuntos: Alfabetização Científica; Formação Docente; Ensino Fundamental; Discurso Pedagógico; Currículo; Elementary School; Curriculum; Pedagogical Discourse; Scientific Literacy; Teacher Training
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O presente estudo busca analisar a recontextualização das orientações presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino de ciências nas prescrições curriculares da rede municipal de ensino de São Paulo, focalizando seus impactos na formação de professores e no cumprimento da função social da escola. Embasada no conceito de Alfabetização Científica e nos elementos relacionados ao Discurso Pedagógico, a pesquisa visa entender as mudanças nos textos da BNCC e do Currículo da Cidade em relação ao ensino de ciências, especialmente no que se refere ao Discurso Pedagógico. A análise documental concentrou-se em duas prescrições curriculares: a BNCC e o Currículo da Cidade. Além disso, foi examinado o material de um processo de formação continuada oferecido pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, e um grupo focal com formadores(as) envolvidos(as) nesse processo também foi conduzido. Os resultados revelaram uma maior aproximação de elementos característicos do conceito de Alfabetização Científica nas prescrições curriculares do Currículo da Cidade, em comparação com a BNCC. Ambos os documentos focalizaram aspectos mais internalistas da ciência, relacionados aos produtos e processos das ciências naturais. A ênfase dada às competências e habilidades na BNCC, em comparação com os direitos e objetivos de aprendizagem no Currículo da Cidade, revelou um destaque maior à natureza da ciência na BNCC, enquanto o Currículo da Cidade enfatizou termos e conceitos. Quanto ao Discurso Pedagógico, ambos os documentos demonstraram uma ênfase global maior no Discurso Instrucional. Na recontextualização das prescrições curriculares da BNCC nos processos de formação continuada, observou-se uma significativa ênfase nos elementos da Alfabetização Científica, sugerindo que essa recontextualização pode estar mais diretamente relacionada ao Currículo da Cidade do que à BNCC. No contexto específico da formação continuada para professores do ensino fundamental I, verificou-se um distanciamento desses profissionais do movimento formativo, sugerindo que os conhecimentos valorizados nas ações formativas estão mais relacionados a Língua Portuguesa e Matemática. A análise dos conhecimentos e dos elementos do Discurso Pedagógico na formação continuada mostrou uma proximidade não apenas com a Alfabetização Científica, mas também com elementos do Discurso Regulador, indicando uma orientação mais diretiva para adequar as práticas docentes ao que é proposto pelo Currículo da Cidade. O estudo reconhece limitações e destaca a necessidade de pesquisas mais aprofundadas para desvelar questões emergentes ao longo da investigação.
  • DOI: 10.11606/T.48.2024.tde-22042024-103622
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2024-02-20
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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