skip to main content

Relatório de análise estatística sobre o projeto "variação do risco de óbito de pacientes com insuficiência cardíaca em função de variáveis derivadas do ecocardiograma, leucograma e eletrocardiograma"

Nelson Ithiro Tanaka Tamy Harumy Moraes Tsujimoto; Victor Silva Ritter

São Paulo IME-USP 2011

Localização: IME - Inst. Matemática e Estatística    (IME-RAE-CEA T161r 2011 v.05 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Relatório de análise estatística sobre o projeto "variação do risco de óbito de pacientes com insuficiência cardíaca em função de variáveis derivadas do ecocardiograma, leucograma e eletrocardiograma"
  • Autor: Nelson Ithiro Tanaka
  • Tamy Harumy Moraes Tsujimoto; Victor Silva Ritter
  • Assuntos: ESTATÍSTICA APLICADA
  • Notas: Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/91b99502-f8f9-4c33-a4c3-3511976dd764/2219086.pdf. Acesso em: 20 jun. 2023
  • Notas Locais: RAE-CEA-11P05
  • Descrição: As doenças do sistema cardiovascular constituem uma das principais causas de morte no Brasil. Dentre as doenças cardiovasculares, a insuficiência cardíaca foi responsável por 34,1% dos óbitos segundo dados do Sistema Único de Saúde (SUS) [DATASUS/AIH, 2000]. As citocinas pró inflamatórias, tais como a Interleucina-6, atuam no sistema cardiovascular com efeitos vasoconstrictores e metabólicos. Além disso, exercem vários efeitos biológicos, entre os quais, a modulação da produção de células imunológicas como os linfócitos e monócitos, regeneração de tecidos e cicatrização. Entretanto, as citocinas também podem promover disfunção miocárdica, apoptose, desencadear caquexias e alterações metabólicas sistêmicas [Werdan, 1998]. Com isso, é de interesse dos pesquisadores avaliar a influência da Interleucina-6 e suas variantes, em conjunto com características demográficas e clínicas, na etiologia e no tempo de sobrevida dos pacientes com insuficiência cardíaca. Para tal, foi realizada uma análise descritiva com o objetivo de se caracterizar a amostra e avaliar a influência de cada variável, separadamente, no tempo de sobrevida dos pacientes. A partir desta etapa preliminar, foi possível direcionar o estudo de seleção de variáveis influentes no prognóstico de pacientes com insuficiência cardíaca. Na etapa da análise descritiva, foi observado que todas as variáveis apresentavam uma parcela expressiva de valores faltantes, que dificultou a análise inferencial por métodos tradicionais de análise de sobrevivência. Para contornar o problema imposto pela quantidade de valores omissos, foi proposto um modelo de regressão de Cox ponderado, com as ponderações baseadas na probabilidade de omissão dos pacientes, estimadas de acordo com um modelo de regressão logística.
  • Editor: São Paulo IME-USP
  • Data de criação/publicação: 2011
  • Formato: 91 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.