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Emergência e desenvolvimento da pedagogia social em âmbito escolar: o caso português

Sousa Neves Vieira, Ana María ; Vieira, Ricardo ; Marques, José Carlos

Pedagogía social, 2024-01 (44), p.103-115 [Periódico revisado por pares]

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  • Título:
    Emergência e desenvolvimento da pedagogia social em âmbito escolar: o caso português
  • Autor: Sousa Neves Vieira, Ana María ; Vieira, Ricardo ; Marques, José Carlos
  • É parte de: Pedagogía social, 2024-01 (44), p.103-115
  • Descrição: Lidar com toda a diversidade que está patente hoje nas escolas contemporâneas implica recorrer a ferramentas da pedagogia social e, particularmente, da mediação intercultural ao serviço da mediação escolar e/ou sociopedagógica. Só desta forma a escola poderá responder à crescente heterogeneidade da sociedade contemporânea que se visibiliza cada vez mais na escola, isto se não se pretender enveredar por atitudes e práticas uniformizadoras e assimilacionistas.                                                    Na escola refletem-se muitos dos problemas sociais do mundo de hoje. A escola é, ela própria, parte da realidade social. Consequentemente, muitas das questões que surgem na escola, em consequência do aumento substancial da multiculturalidade dos seus públicos, fogem à função tradicional do professor. É por isso que é importante pensar que o espaço escolar não deverá ser um território exclusivo de professores e alunos, mas que deverá ser também dinamizado e intervencionado com educadores sociais que atuem em vertentes mais socioculturais e sociopedagógicas, que cultivem outro tipo de relacionamento com os alunos, que tenham uma perspetiva diferente das realidades de cada um, e que procurem, fora da escola, também, a compreensão e a ajuda para a resolução desses mesmos problemas. Estes profissionais especializados são fulcrais para que se faça um trabalho de prevenção e de mediação, no sentido de evitar situações que poderiam ser evitadas antes das situações extremadas como sejam o bullying ou a indisciplina na escola.                                                         A partir da análise da literatura relevante, o artigo tem como objetivo explorar e comparar a emergência da pedagogia social e da mediação intercultural nas escolas contemporâneas em vários países e, particularmente, em Portugal, como estratégia disciplinar e/ou profissional de educadores socais na promoção da inclusão social, convivência e trabalho em rede entre a escola, famílias e comunidades.
  • Idioma: Inglês

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