skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Fenomenologia e hermenêutica: um desafio para a educação? = Phenomenology and Hermeneutics: challenging education? = ¿Fenomenología y Hermenéutica: un desafío para la educación?

Conte, Elaine

Veritas (Porto Alegre), 2019-01, Vol.64 (2), p.ID28372 [Periódico revisado por pares]

Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS)

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Fenomenologia e hermenêutica: um desafio para a educação? = Phenomenology and Hermeneutics: challenging education? = ¿Fenomenología y Hermenéutica: un desafío para la educación?
  • Autor: Conte, Elaine
  • Assuntos: educação ; educação (filosofia) ; fenomenologia ; hermenêutica
  • É parte de: Veritas (Porto Alegre), 2019-01, Vol.64 (2), p.ID28372
  • Descrição: Este artigo resulta de um esforço compartilhado que busca inspiração no diálogo hermenêutico como recurso à imaginação criativa e uma forma de enriquecer o trabalho com as tecnologias da educação. A intenção é analisar, reflexivamente, os estudos de Ricoeur, Gadamer e Habermas realizados acerca da fenomenologia e da hermenêutica, no sentido de contribuir para a superação da postura descritiva e autoexplicativa inscrita nos discursos pedagógicos. Trata-se de verificar, através da compreensão hermenêutica, as possibilidades para a busca de sentido da ação educativa e, em consequência, para a compreensão do hiato entre o saber pedagógico racional e os novos saberes veiculados pelas tecnologias digitais. O debate problematiza a transição de um paradigma tradicional para a abordagem complexa da integração entre o saber pedagógico e a emergência da virtualidade
  • Editor: Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS)
  • Idioma: Alemão

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.