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Saúde na escola: um campo em busca de espaço na agenda intersetorial

Valadão, Marina Marcos

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública 2004-12-08

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Saúde na escola: um campo em busca de espaço na agenda intersetorial
  • Autor: Valadão, Marina Marcos
  • Orientador: Bicudo Pereira, Isabel Maria Teixeira
  • Assuntos: Educação Em Saúde; Escola; Escola Promotora De Saúde; Saúde Escolar; Promoção Da Saúde; Políticas De Saúde; School; Health Promotion; Health Promoting School; Health Policy; Health Education; School Health
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Coleção Audioteca da FSP/USP
  • Descrição: Realiza-se um estudo teórico com o objetivo de identificar categorias centrais na promoção da saúde na escola, expressas na concepção de Escola Promotora de Saúde, examinando sua potencialidade em contribuir na construção de um conhecimento-emancipação, no contexto da educação fundamental no Brasil. Utiliza-se como metodologia a análise de conteúdo de uma comunicação conjunta de organismos internacionais, entre eles a Organização Mundial de Saúde, em defesa da implantação de políticas nacionais de promoção da saúde na escola. Emergem no estudo quatro categorias, identificadas em função de sua freqüência e centralidade na defesa da proposição: a efetividade da promoção da saúde na escola, reciprocidade e sinergismo entre saúde e educação, a relevância dos riscos para a saúde de crianças e adolescentes, saúde na escola como estratégia para a promoção da equidade. Essas categorias são exploradas com o apoio de conceitos, experiências e propostas documentadas, tomando-se como eixo estruturante da análise a noção de conhecimento-emancipação apresentada por Boaventura de Souza Santos. Conclui-se que a concepção original do campo da saúde na escola atravessou um século, apesar dos questionamentos profundos do modelo e de seus pressupostos. O movimento da promoção da saúde traz novas dimensões para a questão, mas também vive formas de colonização com as quais a Escola Promotora de Saúde tende a alinhar-se em função do instituído nas tradições desse campo. Avalia-se, entretanto, que a concepção de promoção da saúde apresenta-se como um referencial expressivo da transição paradigmática, oferecendo oportunidades para a construção de um conhecimento-emancipação na medida em que busque alinhar-se com tendências contra-hegemônicas no campo da saúde pública, da educação e da saúde na escola.
  • DOI: 10.11606/T.6.2004.tde-12022007-152151
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública
  • Data de criação/publicação: 2004-12-08
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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