skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Resolubilidade de polinômios: da teoria ao ensino-aprendizagem

Silva, Edson Vander Da

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação 2018-01-26

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Resolubilidade de polinômios: da teoria ao ensino-aprendizagem
  • Autor: Silva, Edson Vander Da
  • Orientador: Rezende, Alex Carlucci
  • Assuntos: Atividade De Aplicação; Equações Polinomiais; Polinômios; Raízes De Polinômios; Application Lesson; Polynomial Equations; Polynomials; Roots Of Polynomials
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Neste trabalho, estudamos polinômios e equações polinomiais, apresentando orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais e informações de como alguns livros didáticos abordam o tema quanto ao tratamento, à metodologia e à priorização no planejamento escolar. Considerando polinômios com coeficientes reais ou complexos, buscamos condições sobre os coeficientes para que tais polinômios tenham raízes. Refletimos sobre como os professores de Matemática podem tratar o tema em sala de aula para obter resultados positivos e tornar a aprendizagem mais atrativa. Abordamos diversos resultados, como o Teorema do Resto, o dispositivo prático de Briot-Ruffini, o Teorema da Decomposição, as relações de Girard, o Teorema das Raízes Racionais, o Teorema Fundamental da Álgebra e as fórmulas de resolução de equações polinomiais por radicais até o quarto grau. Apresentamos uma abordagem para sala de aula com a utilização de um recurso computacional didático e instrumento de avaliação diferenciado.
  • DOI: 10.11606/D.55.2018.tde-13112018-144405
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
  • Data de criação/publicação: 2018-01-26
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.