skip to main content

Efeito da suplementação de leucina sobre a atrofia muscular induzida por desuso

Igor Luchini Baptista Marcelo Larciprete Leal; Guilherme Giannini Artioli; Marina Malta Letro Kizys; Elen Haruka Miyabara; Marcelo Saldanha Aoki; Congresso do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (5. 2008 São Paulo)

Resumos São Paulo: Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICB/USP, 2008

São Paulo Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICB/USP 2008

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Efeito da suplementação de leucina sobre a atrofia muscular induzida por desuso
  • Autor: Igor Luchini Baptista
  • Marcelo Larciprete Leal; Guilherme Giannini Artioli; Marina Malta Letro Kizys; Elen Haruka Miyabara; Marcelo Saldanha Aoki; Congresso do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (5. 2008 São Paulo)
  • Assuntos: HISTOLOGIA
  • É parte de: Resumos São Paulo: Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICB/USP, 2008
  • Descrição: Objetivo: O objetivo deste trabalho é avaliar o efeito de leucina sobre atrofia induzida em ratos, além de verificar o possível envolvimento da via Akt/mTOR neste processo. Métodos e Resultados: Ratos foram tratados por 3 dias com leucina (540mg/dia), via oral, sendo no 3° dia imobilizados. Os animais foram sacrificados nos dias 1, 2, 3 e 7 após imobilização. O músculo soleus foi retirado, fracionado para expressão gênica de ubiquitina ligases (apresentada pela variação em vezes da expressão relativa do controle) e área de secção transversa (CSA). Nossos resultados apontam para uma atenuação da expressão gênica de atrogin-1 (0,98±0,32 vs 2,41±0,76 no 3º dia) e murf-1 (0,81±0,24 vs 2,04±0,70 no 3º dia), em animais suplementados em comparação à animais apenas imobilizados, respectivamente. Após 7 dias, observamos uma redução substancial na relação CSA/peso corpóreo de fibras tipo I em animais apenas imobilizados (32%) em comparação ao grupo controle. A sobrecarga de leucina também foi capaz de prevenir a redução (12%) na CSA/peso corpóreo de fibras tipo I em animais imobilizados. Por outro lado, as fibras do tipo II não foram protegidas contra o desuso em animais suplementados (redução de ~25%). Conclusão: Estes resultados sugerem que a sobrecarga de leucina é capaz de atenuar a expressão de genes ligados a degradação protéica além de possuir potente efeito inibidor sobre a perda de CSA induzida pelo desuso, especialmente em fibras do tipo I.
  • Editor: São Paulo Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICB/USP
  • Data de criação/publicação: 2008
  • Formato: pôster 4 (Biologia Celular e do Desenvolvimento).
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.