skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Meanings of care in health promotion; Significados del cuidar en la promoción de la salud; Significados do cuidar na promoção da saúde

Falcón, Gladys Carmela Santos; Erdmann, Alacoque Lorenzini; Backes, Dirce Stein

Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 16 n. 3 (2008); 419-424

Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto 2008-06-01

Acesso online

  • Título:
    Meanings of care in health promotion; Significados del cuidar en la promoción de la salud; Significados do cuidar na promoção da saúde
  • Autor: Falcón, Gladys Carmela Santos; Erdmann, Alacoque Lorenzini; Backes, Dirce Stein
  • Assuntos: Promoção Da Saúde; Educação Em Enfermagem; Saúde Pública; Promoción De La Salud; Educación En Enfermería; Salud Pública; Health Promotion; Education; Nursing; Public Health
  • É parte de: Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 16 n. 3 (2008); 419-424
  • Descrição: The objective of the study is to understand the meaning built by students and professors on health promotion in the teaching and learning process of health care in Nursing. It is a qualitative study using ground theory as a methodological reference. Data was collected through interviews, with three samples groups, 13 students and four professors, by classroom observation, and through meetings with nursing professors. The central subject resulting from this analysis was: constructing teaching and learning in order, disorder and self organization for a new way of caring promoting health. The teaching/learning process directed at health promotion develops in a stage of crisis, going from a state of order to a state of disorder that is uncertain and contradictory regarding what society understands about health.
    El estudio tuvo por objetivo comprender los significados construidos por los alumnos y docentes sobre la promoción de la salud en el proceso de enseñar/aprender el cuidado en Enfermería. Se trata de un estudio cualitativo teniendo como referencial metodológico la Teoría Fundamentada en los Datos. Los datos fueron obtenidos por medio de una entrevista en grupos de tres muestras, con trece alumnos y cuatro docentes de enfermería, a través de la observación en la sala de clases y durante las reuniones de los docentes. Del análisis surgió como tema central: construyendo el enseñar y aprender en orden, desorden y durante la auto-organización para promover la salud a través de una nueva forma de cuidar. El proceso de enseñanza/aprendizaje dirigido a la promoción de la salud se desarrolla durante una etapa de crisis, yendo de un estado de orden a un estado de desorden, que es incierto y contradictorio con relación a lo que la sociedad entiende por salud.
    O estudo objetivou compreender os significados construídos pelos alunos e docentes sobre a promoção da saúde no processo de ensinar/aprender o cuidado de enfermagem. Trata-se de estudo qualitativo, tendo como referencial metodológico a Teoria Fundamentada nos Dados. Os dados foram obtidos por meio de entrevista, em três grupos amostrais, treze alunos e quatro docentes, e por meio da observação em sala de aula e nas reuniões dos docentes do Curso de Enfermagem. Do resultado dessa análise emergiu como tema central: construindo o ensinar e aprender na ordem, desordem e auto-organização para nova forma de cuidar, promovendo a saúde. O processo ensino/aprendizagem, encaminhado para promoção da saúde, desenvolve-se numa etapa de crise, indo de estado de ordem ao estado de desordem, que é incerto e contraditório quanto ao que a sociedade entende por saúde.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16972/18859; https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16972/18860; https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16972/18861
  • Editor: Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2008-06-01
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Inglês;Português;Espanhol

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.