skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Conhecimento dos pais a respeito da saúde auditiva de seus filhos portadores de fissura labiopalatina

Janaína Regina Bosso Karina Delgado Sodré; Ana Carulina Pereira Spinardi; Mariza Ribeiro Feniman; Pizentin-Penna, Silvia Helena Alvarez; Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo - SIICUSP (11. 2003 Ribeirão Preto, SP)

[Resumo dos trabalhos] São Paulo : Universidade de São Paulo, 2003

São Paulo Universidade de são Paulo 2003

Localização: FOB-HRAC - Fac. Odontologia de Bauru-HRAC    (238/R )(Acessar)

  • Título:
    Conhecimento dos pais a respeito da saúde auditiva de seus filhos portadores de fissura labiopalatina
  • Autor: Janaína Regina Bosso
  • Karina Delgado Sodré; Ana Carulina Pereira Spinardi; Mariza Ribeiro Feniman; Pizentin-Penna, Silvia Helena Alvarez; Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo - SIICUSP (11. 2003 Ribeirão Preto, SP)
  • Assuntos: LÁBIO FISSURADO; PERDA AUDITIVA
  • É parte de: [Resumo dos trabalhos] São Paulo : Universidade de São Paulo, 2003
  • Notas Locais: Publicado em CD-ROM
  • Descrição: A fissura labiopalatina (FLP) é uma anomalia com características externas bastante aparentes, assim problemas auditivos, frequentes nessa população podem não ser observados, ou até desconsiderado. Por isso, é indiscutível a participação dos pais no processo de identificação e reabilitação da deficiência de seus filhos. Objetivo: Verificar o conhecimento dos pais sobre a saúde auditiva de seus filhos. Material e Método: Elaboração e aplicação de questionário pertinente em 100 pais de crianças com FLP do HRAC-USP/Bauru, entre 2meses e 5anos de idade. Resultados/Discussão: 69% dos pais definiram corretamente o que é Deficiência Auditiva (DA), revelando de alguma forma, conhecimento a respeito de DA 79% julga impossível a não percepção da DA; 21% acredita que a desatenção/desinteresse dos pais cause a demora ou até não percepção da DA. Estudo de NIEMEYER (2001) com pais de crianças sem FLP concluiu que os pais sabem o que é uma DA. Observar as respostas e o comportamento da criança foram citadas por 30 pais como a melhor maneira de se verificar a audição; 13% citou a realização de exames. 24% referiram que seu filho apresenta algum tipo de dificuldade para ouvir. O falar alto, aumentar o volume da TV, foram as queixas mais relatadas pelos pais. Conclusão: os pais possuem bons conhecimentos a respeito de DA e suas principais manifestações, porém desconhecem o risco de perda auditiva em crianças com FLP
  • Editor: São Paulo Universidade de são Paulo
  • Data de criação/publicação: 2003
  • Formato: Resumo Ficha 197.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.