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Impacto educativo do módulo cães e gatos do projeto "para viver de bem com os bichos"

Osleny Viaro Miguel Bernardino dos Santos; Silvio Arruda Vasconcellos; Sonia Regina Pinheiro

Veterinária e Zootecnia Botucatu v. 17, n. 4, p. 502-506, 2010

Botucatu 2010

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Impacto educativo do módulo cães e gatos do projeto "para viver de bem com os bichos"
  • Autor: Osleny Viaro
  • Miguel Bernardino dos Santos; Silvio Arruda Vasconcellos; Sonia Regina Pinheiro
  • Assuntos: PROJETO EDUCACIONAL; PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; ANIMAIS DOMÉSTICOS; SAÚDE ANIMAL
  • É parte de: Veterinária e Zootecnia Botucatu v. 17, n. 4, p. 502-506, 2010
  • Notas: Disponível em: <http://www.fmvz.unesp.br/rvz/index.php/rvz/article/view/53/70>. Acesso em: 29 ago. 2013
  • Notas Locais: Na FMVZ, ver acervo: Veterinária e Zootecnia, v. 17, n. 4, p. 502-506, 2010;Na FMVZ, ver acervo: VAS-29 Documento Digital
  • Descrição: O projeto educativo “Para Viver de Bem com os Bichos” (PVBB) foi implantado em 2002, pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de São Paulo nas Unidades Educacionais (U.E) do Município com a participação de 1605 escolas até 2008. Um dos propósitos do projeto é difundir e promover o conceito da posse ou guarda responsável de cães e gatos. O presente estudo foi delineado para verificar o impacto da metodologia empregada e o papel do professor como multiplicador no repasse das informações. Na primeira etapa foram utilizados questionários com questões abertas para avaliar os professores (G1) capacitados no CCZ. Na segunda etapa observou-se a atividade exercida pelos professores multiplicadores nas respectivas U.E. A avaliação dos questionários ocorreu pela análise do conteúdo e das informações das respostas obtidas, posteriormente submetidas ao teste de McNemar. Na primeira etapa, o conhecimento prévio sobre a posse responsável de animais de estimação mostrou-se insatisfatório quanto aos principais cuidados com os animais, zoonoses e sua prevenção, cuidados pré e pós-agressão, método de controle reprodutivo e sua justificativa. Na segunda etapa, constatou-se que o curso PVBB proporcionou a aquisição de conhecimento sobre os temas abordados, mas não foi suficiente para garantir a ação dos professores capacitados como instrumentos de repasse de informação técnica do projeto em sua U.E. Há necessidade de se rever a atividade do professor multiplicador criando condições que favoreçam melhorias na aplicação da teoria na prática
  • Editor: Botucatu
  • Data de criação/publicação: 2010
  • Formato: p. 502-506.
  • Idioma: Português

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