skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

O ensinar e o cuidar na atenção primária: o farmacêutico preceptor articulando ensino e serviço na formação do residente farmacêutico

Cristiane dos Anjos Maron Henriette Tognetti Penha Morato

2018

Localização: FO - Faculdade de Odontologia    (T5.355 )(Acessar)

  • Título:
    O ensinar e o cuidar na atenção primária: o farmacêutico preceptor articulando ensino e serviço na formação do residente farmacêutico
  • Autor: Cristiane dos Anjos Maron
  • Henriette Tognetti Penha Morato
  • Assuntos: FARMACÊUTICOS; ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE; Atenção Primária A Saúde; Farmacêutico; Pharmacist; Preceptoria; Primary Health Care
  • Notas: Mestrado Profissionalizante
  • Descrição: O estudo emergiu a partir da experiência da autora como preceptora em Unidade Básica de Saúde que recebe residentes farmacêuticos. Constitui-se como objeto de estudo a construção de competências pelo preceptor de Farmácia na Atenção Primária na formação de residentes farmacêuticos e teve como objetivo construir um manual educativo a ser utilizado como apoio pelo preceptor farmacêutico da Atenção Primária à Saúde a fim de orientá-lo na formação de residentes farmacêuticos. Compreendendo como ocorre o ensino desenvolvido por farmacêutico assistencial em serviços que são cenários para o processo de ensino-aprendizagem, a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais, projetos políticos pedagógicos, metodologias de ensino aprendizagem, e suas articulações teóricas e práticas, segundo o modelo de saúde integral preconizado pelo SUS. Trata-se de uma pesquisa documental, com abordagem qualitativa, com consultas em artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais indexados nas principais bases de dados, utilizando as questões norteadoras: qual é a atuação do farmacêutico preceptor na Atenção Básica tendo em vista a formação do residente farmacêutico?; que competências o farmacêutico preceptor necessita desenvolver para atuar na formação de residentes farmacêuticos?; que estratégias podem ser utilizadas para o exercício da preceptoria farmacêutica na Atenção Básica? O tratamento dos dados ocorreu por meio da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados revelaram que, no
    \"cenário ideal\" do processo ensino-aprendizagem, os protagonistas são os preceptores, que acolhem e ensinam os residentes ao mesmo tempo que precisam dar conta da demanda do serviço. Simultaneamente, convertem seu local de trabalho em um cenário de aprendizagem para si também, e cedem esse espaço para que se construa algo novo, considerando as opiniões, experiências e os conhecimentos de todos os envolvidos: residentes, preceptores e tutores
  • Data de criação/publicação: 2018
  • Formato: 101 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.