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O olho e a mão: Walter Gropius

Souza, Rodrigo Mendes De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2014-05-06

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O olho e a mão: Walter Gropius
  • Autor: Souza, Rodrigo Mendes De
  • Orientador: D\'Agostino, Mário Henrique Simão
  • Assuntos: Modernismo; Estética Do Projeto; Educação Artística; História Da Arte; Desenho Industrial; Desenho; Bauhaus; Arte Moderna; Abstracionismo; Gropius Walter 1883-1969; Industrial Design; Modern Art; Modernism; Esthetics Project; Design; Artistic Education; Art History; Abstracionism
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Os estatutos, programas, disciplinas e exercícios dos alunos do curso preliminar da Bauhaus Vorkurs sob diretoria de W. Gropius são analisados neste trabalho a partir das teorias da Puravisualidade Sichtbarkeit e da Objetividade Sachlichkeit. Autores como K. Fiedler, A. Riegl, H. Wölfflin, entre outros, estabelecem as divisas da primeira corrente estética. A segunda, expressa por G. Semper, é usualmente associada à Bauhaus devido à sua abordagem da função. O objetivo é mostrar que, para uma compreensão mais ampla da pedagogia da Bauhaus, são necessários outros modos de análise, que não excluam os preceitos funcionalistas e sim os complementem. Desta forma, conceitos como função, técnica, plasmação, clarificação formal e visualidade são empregados para compreender tanto a prática quanto a teoria pedagógica da Bauhaus. No recorte desta pesquisa, Gropius, fundador e diretor da escola, é considerado por sua interlocução com os três docentes que ministraram o curso preliminar sob sua direção Johannes Itten, Josef Albers e Lazslo Moholy-­-Nagy. Estes diálogos não ocorrem necessariamente sob os mesmos tópicos e por isso são necessários para o entendimento integral do curso. Itten, introdutor do curso, estabelece como tema a definição dos elementos objetivos da atividade artística e seu domínio. Em um segundo momento, Albers e Moholy-­-Nagy reafirmam as conquistas de Itten, a quem substituem em um segundo momento, porém com um aprofundamento das questões vinculadas à indústria, caras à concepção de Gropius sobre o papel a ser desempenhado pela Bauhaus
  • DOI: 10.11606/D.16.2014.tde-16102014-164444
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2014-05-06
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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