skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Escrever a leitura e ouvir a fala de jovens leitores

Dias, Mara Cristina Rodrigues

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2009-04-22

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Escrever a leitura e ouvir a fala de jovens leitores
  • Autor: Dias, Mara Cristina Rodrigues
  • Orientador: Dietzsch, Mary Julia Martins
  • Assuntos: Leitura; Literatura; Prática De Ensino; Literature; Reading; Teaching Practice
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este trabalho tem como objetivo analisar e compreender a fala de alunos do sexto ano do ensino fundamental de uma escola particular de São Paulo sobre suas idéias e noções a respeito de leitura em contexto escolar. A partir de leituras de obras literárias feitas ao longo de um ano, realizou-se um questionário para investigar a noção de leitura e literatura que o leitor tem e em que medida tal noção está condicionada às práticas escolares de leitura. O conhecimento das idéias de Calkins (1989) que explicitam o papel da sala de aula, planejada para o trabalho com a leitura, nos auxiliou na busca pelo leitor e não pelo livro. Este trabalho relata também a fala de uma criança no momento em que lê um livro e estabelece um diálogo com ele, na tentativa de escrever a sua leitura, como afirma Barthes (1987). Para compreendermos essas falas, foi feita a análise de uma prática pedagógica em relação à leitura de livros de literatura. Focalizou-se o lado de dentro da sala de aula, levando em consideração a necessidade de se elaborar um programa de leitura voltado para a formação do aluno enquanto leitor de textos literários capaz de reconhecer o livro enquanto objeto estético. A análise das falas das crianças e do programa de leitura proposto para esses alunos visa contribuir para a revisão das atuais práticas de leitura em sala de aula, compreendendo a leitura como ruptura ao já lido e como uma ação que instiga o pensamento.
  • DOI: 10.11606/D.48.2009.tde-09092009-161959
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2009-04-22
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.