skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

O pensamento em ação dos alunos na resolução de um problema experimental de física

Biasoto, José Eduardo

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) 2010-03-26

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O pensamento em ação dos alunos na resolução de um problema experimental de física
  • Autor: Biasoto, José Eduardo
  • Orientador: Carvalho, Anna Maria Pessoa de
  • Assuntos: Alfabetização Científica; Atividades Experimentais; Enculturação Científica; Laboratório Aberto; Experimental Activities; Open Laboratory; Scientific Enculturation; Scientific Literacy
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa Interunidades em Ensino de Ciências Modalidades Física, Química e Biologia IF/FE/IQ/IB
  • Descrição: Na nossa pesquisa, procuramos analisar uma atividade didática experimental, na qual os alunos receberam alguns materiais e com eles, deveriam elaborar uma situação experimental e nela, verificar se existia ou não a conservação da quantidade de movimento do sistema. Para fazer esta verificação, os alunos tiveram que elaborar um procedimento para testar a hipótese da conservação da quantidade de movimento, fazer as medidas necessárias e chegar a uma conclusão. A nossa pesquisa procurou determinar se esta atividade proporciona aos alunos a oportunidade de penetrar no universo das ciências, ou seja, se ele leva à enculturação científica. Para tanto, buscamos indicadores, nas falas dos alunos, através das gravações das aulas, desta enculturação. Buscamos, também, indicadores de envolvimento com a atividade. Analisamos, além disso, a postura do professor, durante o experimento e na discussão em grupo. Esta pesquisa se insere no contexto da enculturação científica, baseada nos trabalhos de Gil Pérez, Carvalho, Jimenez, Driver e Lawson, adaptados a uma realidade vivida em muitas de nossas escolas, ou seja, uma quantidade muito grande de conteúdos a serem trabalhados, poucos recursos e principalmente pouco tempo.
  • DOI: 10.11606/D.81.2010.tde-22022011-111935
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia)
  • Data de criação/publicação: 2010-03-26
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.