skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Desenvolvimento do conceito de avaliação na formação inicial de professores em atividade colaborativa.

Barros, Luciana Alvares Paes De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2007-04-24

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Desenvolvimento do conceito de avaliação na formação inicial de professores em atividade colaborativa.
  • Autor: Barros, Luciana Alvares Paes De
  • Orientador: Moura, Manoel Oriosvaldo de
  • Assuntos: Atividade Colaborativa; Formação Inicial; Clube De Matemática; Avaliação; Atividade Orientadora De Ensino; Collaborative Activity; Initial Formation; Mathematic Club; Reflexive Valuation; Teaching Oriented Activities
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A presente dissertação é resultado de uma pesquisa colaborativa realizada no Clube de Matemática, projeto de estágio oferecido pela Faculdade de Educação da USP aos alunos do curso de Pedagogia e Licenciaturas desta universidade, com o objetivo de investigar como se desenvolve o conceito de avaliação na formação de professores em atividade colaborativa. Esta apresenta um estudo sobre a formação inicial de professores no contexto da Educação Superior, a avaliação no contexto da Educação Básica e a Teoria da Atividade norteadora das atividades orientadoras de ensino desenvolvidas nesse espaço de formação. Para o levantamento de dados, além da participação da pesquisadora como observadora e colaboradora no projeto durante três semestres consecutivos, foram gravadas as discussões coletivas de avaliação das ações dos estagiários e dos alunos de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental da Escola de Aplicação da USP também envolvidos no projeto. A transcrição das fitas, as observações realizadas pela pesquisadora in loco, os relatórios produzidos pelos estagiários ao final de cada semestre e os questionários respondidos por eles compuseram as fontes que foram analisadas a partir dos pressupostos teóricos da Teoria da Atividade e dos conceitos de professor reflexivo e de avaliação levantados pela pesquisadora em estudo bibliográfico. Durante todo processo de ensino e aprendizagem vivenciado no Clube de Matemática, a avaliação das atividades pedagógicas, realizadas de forma coletiva, apresentou indícios sobre os processos formativos no que se refere à escolha dos conteúdos matemáticos trabalhados para a elaboração de atividades orientadoras de ensino, revelando um modo de formar-se do estagiário na ação de ensinar. Podemos concluir que a avaliação é uma prática presente no processo ensino-aprendizagem que ocorre nesse espaço de formação inicial. O conceito de avaliação é formado pelos futuros professores por meio da avaliação reflexiva de todas as ações realizadas colaborativamente.
  • DOI: 10.11606/D.48.2007.tde-09102007-091849
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2007-04-24
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.