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Do ensino à aprendizagem - implicações à gestão e organização do trabalho na educação superior um estudo de caso exploratório sobre as experiências de uma instituição de ensino superior na busca de um modelo educacional centrado no desenvolvimento de competências e na medição da apredizagem

Marco Santoro Márcia Terra 1955-

2009

Localização: EPBC - Esc. Politécnica-Bib Central    (FD-5295 )(Acessar)

  • Título:
    Do ensino à aprendizagem - implicações à gestão e organização do trabalho na educação superior um estudo de caso exploratório sobre as experiências de uma instituição de ensino superior na busca de um modelo educacional centrado no desenvolvimento de competências e na medição da apredizagem
  • Autor: Marco Santoro
  • Márcia Terra 1955-
  • Assuntos: ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS; ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO; ENSINO SUPERIOR; ENSINO E APRENDIZAGEM
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa Engenharia (Engenharia de Produção)
  • Descrição: A busca pela superação de um modelo tradicional de ensino por um modelo educacional que faça frente aos desafios colocados no contexto atual do trabalho e sociedade tem sido tema cada vez mais freqüente no universo da educação. Em contraposição a este modelo tradicional de ensino, centrado predominantemente na transmissão de conhecimentos e na exposição, ganha importância um modelo educacional centrado no desenvolvimento de competências e na mediação da aprendizagem. Mas apesar das definições razoavelmente claras sobre este novo modelo educacional e sua relevância frente ao contexto atual, é possível verificar que a sua implantação, principalmente em larga escala, ainda é um desafio a ser superado pelas instituições brasileiras de ensino superior. Com o objetivo de compreender as influências desse novo modelo sobre a gestão e organização do trabalho, foi realizado um estudo de caso em uma instituição de ensino superior que tem se direcionado para este novo modelo em suas propostas estratégicas e pedagógicas. Com base em referências da educação, foram sistematizadas as características de cada um destes modelos educacionais, o ensino tradicional de um lado e o modelo de competências e de mediação da aprendizagem de outro. A partir dessas características e com base na literatura de serviços, avaliaram-se as contingências de gestão e organização do trabalho presentes em cada um destes modelos, relacionando o ensino tradicional à lógica de um serviço de massa e a mediação da aprendizagem à lógica de um serviço profissional. Os resultados obtidos sugerem que o direcionamento para competências e aprendizagem requer ajustes na forma de organizar o trabalho e a produção.
    Observamos que o modelo de aprendizagem exige uma maior integração entre os diferentes universos presentes na produção, e modifica significativamente a maneira como se estruturam as funções de design, planejamento e controle da produção, avaliação e melhoria. Conclui-se que a literatura de serviços e organização do trabalho são importantes referencias para que gestores de instituições de ensino superior consigam compreender as especificidades do modelo de aprendizagem e a extensão das mudanças que estas características demandam no próprio universo da gestão.
  • Data de criação/publicação: 2009
  • Formato: 152 p.
  • Idioma: Português

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