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O futuro da Educação na Universidade avanços possíveis e necessários

Fabio Carmona Mário Luís Ribeiro Cesaretti; Anamaria Siriani de Oliveira; Valdes Roberto Bollela

Medicina (Ribeirão Preto) São Paulo v. 54, n. 1, p. e-189735, 2021

São Paulo 2021

Localização: FMRP - Fac. Medicina de Ribeirão Preto    (pcd 3046761 Acervo Digital )(Acessar)

  • Título:
    O futuro da Educação na Universidade avanços possíveis e necessários
  • Autor: Fabio Carmona
  • Mário Luís Ribeiro Cesaretti; Anamaria Siriani de Oliveira; Valdes Roberto Bollela
  • Assuntos: APTIDÃO; EDUCAÇÃO EM SAÚDE; TECNOLOGIA EDUCACIONAL; INTERAÇÃO INTERPESSOAL; ESTUDANTES; ENSINO SUPERIOR; COVID-19; Covid-19; Capacitação De Professores; Teacher Training; Health Education; Educational Technology; Interpersonal Relations; Student Health
  • É parte de: Medicina (Ribeirão Preto) São Paulo v. 54, n. 1, p. e-189735, 2021
  • Notas: Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2021.189735. Acesso em: 21 Out. 2021
  • Descrição: Este artigo traz uma reflexão sobre transformações possíveis e necessárias, a partir das experiências vividas por docentes, estudantes e instituições de ensino ao longo do ano de 2020, na medida em que sobreviviam, aprendiam e se adaptavam à pandemia da COVID-19. Não resta dúvidas de que a maneira de ensinar deverá estar alicerçada em conhecimentos pedagógicos, práticas colaborativas, na tecnologia educacional, infraestrutura de informática e práticas avaliativas que favoreçam a aprendizagem, através do feedback e da interação mais próxima entre apren diz e professor. O futuro aponta para o ensino híbrido que deve auxiliar os estudantes a alcançarem a competência para a prática profissional. O desenvolvimento de habilidades interpessoais será fundamental, em especial na for mação de profissionais da área da saúde. A oferta de oportunidades para o desenvolvimento docente e a estrutu ração de comunidades de prática para a aprendizagem colaborativa também serão essenciais. A maior flexibilização dos currículos e a mediação tecnológica do processo de ensino e aprendizagem devem favo recer intercâmbios e a internacionalização das instituições de ensino. Deste modo, tanto o ensino de graduação, pós-graduação lato e stricto-sensu tende a ampliar seu escopo e deixará de ficar circunscrito aos seus nichos de origem, expandindo-se para a realização de convênios nacionais e internacionais. Os espaços universitários e os momentos presenciais deverão estar adaptados a nova realidade, que permita ao estudante a aquisição de competências clínicas e relacionais essenciais e que requerem atividades presenciais em cenários da prática profissional. Na área da saúde garantir estes momentos de formação seguirá como um requisito fundamental, assim, as salas de aula, os laboratórios e os campos de estágios devem ser seguros, permitindo
    uma orientação e supervisão direta por parte dos docentes e preceptores. Além disso, será necessário reafirmar que não existe dilema entre a formação de profissionais da saúde e a segurança do paciente, como houve a partir da suspensão das atividades práticas da maioria dos estudantes dos cursos da saúde no Brasil. Formar profissionais da saúde, num contexto de emergência sanitária, tem importância equivalente a cuidar de pessoas em qualquer cenário. Isso vale também para o acesso a equipamentos de proteção individual e a vacinas. Os desafios estão lançados e as possibilidades de avanço emergem e precisam ser aproveitadas a partir de um trabalho coeso entre gestores universitários, corpo docente, técnico administrativo e discentes
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2021
  • Formato: art. e-189735.
  • Idioma: Português

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