skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Iniciação nas modalidades esportivas coletivas de invasão: a possibilidade de uma prática transferível

Silva, Thatiana Aguiar Freire

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte 2010-02-10

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Iniciação nas modalidades esportivas coletivas de invasão: a possibilidade de uma prática transferível
  • Autor: Silva, Thatiana Aguiar Freire
  • Orientador: Rose Junior, Dante De
  • Assuntos: Iniciação Esportiva; Modalidades Esportivas Coletivas De Invasão; Prática Transferível; Invasion Games; Sports Learning Process; Transfer Practice
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: As modalidades esportivas coletivas de invasão (MECi) despertam grande interesse aos envolvidos com esporte no Brasil, mas o olhar dado à formação não é o mesmo dado ao alto rendimento, muitas vezes desconsiderando-se as características desse grupo de modalidades no processo de iniciação. Com o fim de valorizar essas características, há disponível na literatura diversas propostas de iniciação nas MECi. Considerando essas propostas e modelos de formação esportiva em longo prazo, esse estudo objetivou verificar a possibilidade de uma prática transferível na iniciação nas MECi, avaliando se o desempenho de praticantes de uma MECi é semelhante em outra MECi. Foi realizada uma pesquisa descritiva observacional, com jovens atletas de handebol e de basquetebol do sexo masculino. Cada jogador foi avaliado ao realizar jogos das duas modalidades, através do Game Performance Assessment Instrument. A partir dessa avaliação, o desempenho que os jogadores tiveram nas duas modalidades foi comparado. Os resultados mostraram que o desempenho dos sujeitos em ambas as modalidades foi semelhante, ou seja, o desempenho que os jogadores tiveram na modalidade que não praticavam foi tão bom quanto na sua modalidade de origem. Esses resultados, aliados a outros estudos e projetos disponíveis na literatura, indicam que é possível adotar a prática transferível como estratégia para iniciação nas MECi, explorando suas similaridades e deixando a cargo de uma etapa de especialização futura, o aprofundamento nas questões específicas da modalidade escolhida
  • DOI: 10.11606/D.39.2010.tde-20082010-095833
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte
  • Data de criação/publicação: 2010-02-10
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.