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A fenda do gozo: uma leitura de O caderno rosa de Lori Lamby (1990), de Hilda Hilst, por meio da obra O prazer do texto (1973), de Roland Barthes

Miotto, Flávia Herédia

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2023-03-03

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A fenda do gozo: uma leitura de O caderno rosa de Lori Lamby (1990), de Hilda Hilst, por meio da obra O prazer do texto (1973), de Roland Barthes
  • Autor: Miotto, Flávia Herédia
  • Orientador: Pino, Claudia Consuelo Amigo
  • Assuntos: Recepção; Hilda Hilst; Leitor; Texto De Gozo; O Caderno Rosa De Lori Lamby; O Prazer Do Texto; Roland Barthes; Text Of Jouissance; Reception; Reader; Lori Lamby'S Pink Notebook; The Pleasure Of The Text
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Esta dissertação propõe uma leitura barthesiana de O caderno rosa de Lori Lamby (1990) com a hipótese de que este pode ser lido enquanto um texto de gozo (noção barthesiana presente em O prazer do texto, de 1973), já que produz uma fenda, uma ruptura, uma transgressão em relação à ordem social. A proposta de leitura em questão dialoga com os pressupostos teóricos de Freud e Lacan (em relação ao conceito de gozo), além da fortuna crítica de Hilst (Rosenfeld, Muzart, Moraes, Pécora, Hansen, Fernandes, Visnadi, Silva, Cardoso, entre outros). Também são convocados alguns autores que se debruçaram sobre os conceitos de pornografia e erotismo (como Branco, Brandão, Bataille e Maingueneau). Enquanto um texto de gozo (segundo a proposta de leitura deste trabalho), o leitor, quando lê O caderno rosa de Lori Lamby (1990), é levado a um processo de desculturação, nomeado, nesta pesquisa, de ascese perversa, pois é convocado/invocado a se afastar das convenções e da regra, transgredindo os limites que a cultura, a sociedade e os moralismos lhe impõem para, então, elaborar significados àquilo que leu. A fim de discutir sobre a figura do leitor e sua função no processo de atribuição de sentidos ao texto literário, autores como Barthes, Perrone-Moisés, Culler, Jauss, Shattuck e outros são convidados ao debate. Esta dissertação, portanto, tem a intenção de explorar os ecos dos textos barthesianos nas obras literárias e em suas recepções, contribuindo com os estudos de Barthes e Hilst no Brasil, revisitando seus textos e suscitando novas (e plurais) leituras em torno dessas produções.
  • DOI: 10.11606/D.8.2023.tde-05052023-185102
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2023-03-03
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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