skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Concepções sobre ciência e tecnologia de professores de ciências em formação continuada e seus planos de ensino

Silva, Daniela Fiorini Da

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) 2017-05-16

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Concepções sobre ciência e tecnologia de professores de ciências em formação continuada e seus planos de ensino
  • Autor: Silva, Daniela Fiorini Da
  • Orientador: Santos, Marcelo Giordan
  • Assuntos: Concepção De Professores; Sequência Didática; Mte; Modelo Topológico De Ensino; Formação De Professores De Ciências; Ensino On-Line; Ensino De Ciências; Sd; Teacher'S Conceptions; Tmt; Science Teaching; Science Teachers Education; Online Teaching; Ds; Didactic Sequence; Topological Model Of Teaching
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Esta pesquisa se desenvolve no âmbito do ensino de ciências, no que tange à formação continuada de professores de Ciências e sequências didáticas. Objetivando-se obter um levantamento palpável sobre as concepções dos professores de Ciências sobre Ciência e Tecnologia (C&T), foram utilizadas duas ferramentas de coletas de dados: Uma enquete e sequências didáticas (SD) desenvolvidas pelos professores cursistas participantes do Curso de Especialização em Ensino de Ciências da Faculdade de Educação da USP no Programa Rede de Formação Docente (EEC-FEUSP-REDEFOR) durante o segundo ano de oferecimento, 2011-2012. O foco principal do presente estudo é sistematizar as concepções sobre C&T dos professores cursistas e observar como estas permeiam o desenvolvimento de SD, para que se obtenham subsídios e reflexões sobre os objetivos da educação científica, da formação de professores e do entendimento dos professores de ciências sobre as questões sócio científicas (QSC). A análise dos dados se desenvolveu utilizando duas abordagens, quantitativa e qualitativa, de forma a se complementarem. As análises estatísticas nomeadas análise multifatorial e de cluster, e abordagem qualitativa descritiva documental dos resultados sustentam a análise como um todo, interpretando os resultados obtidos, trazendo assim uma visão ampla do objeto de estudo que aponta a presença de dez tipos de concepções, 8 tipos de perfis de concepções sobre C&T que se traduzem nas SD em categorias sintéticas como: conhecimento científico prediz, reverte e evita problemas ambientais; conhecimento científico explica e viabiliza melhoria de vida; C&T beneficiam sociedade e ambiente; homem prejudica e desperdiça; preocupação simplória com a degradação ambiental; conteudismo; aproximação CTS e consciência de bem social global; funcionalidade e acesso ao conhecimento científico; conhecimento científico e visões alternativas, e finalmente, impactos do desenvolvimento científico e tecnológico no meio ambiente. A importância de se reconhecer tais variações e sentidos das concepções mais comumente expressas se revela à medida que configuram tópicos de discussão relevantes aos cursos de formação inicial e continuada de professores e a observação da forma como estas SD poderiam sintetizar concepções mais ricas de possibilidades de discussões em sala de aula.
  • DOI: 10.11606/T.81.2018.tde-05072018-135601
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia)
  • Data de criação/publicação: 2017-05-16
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.