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Indústria 4.0 e o ensino de Engenharia de Produção: uma pesquisa com professores brasileiros e com pesquisadores da indústria 4.0.

Lemstra, Mary Anny Moraes Silva

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2023-09-06

Acesso online

  • Título:
    Indústria 4.0 e o ensino de Engenharia de Produção: uma pesquisa com professores brasileiros e com pesquisadores da indústria 4.0.
  • Autor: Lemstra, Mary Anny Moraes Silva
  • Orientador: Mesquita, Marco Aurélio de
  • Assuntos: Competências 4.0; Ensino De Engenharia; Indústria 4.0; Transformação Digital; Competencies 4.0; Digital Transformation; Engineering Education; Industry 4.0
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa Engenharia (Engenharia de Produção)
  • Descrição: A indústria 4.0 representa a transformação digital da produção industrial em curso, sendo caracterizada pela intensa automação e digitalização dos processos de manufatura, logística e gestão, e que traz consigo novas tecnologias, como Big Data Analytics, Internet das Coisas, Computação em Nuvem e Manufatura Aditiva. Esta transformação muda a forma como as pessoas trabalham e como os processos são organizados, exigindo um novo perfil de engenheiro de produção. Para alcançar este novo perfil, as escolas de engenharia estão promovendo reformas nos currículos e nas práticas de ensino-aprendizagem. O objetivo desta dissertação é explorar quais são as competências necessárias para que os Engenheiros de Produção atuem em fábricas inteligentes e como incluir as tecnologias da indústria 4.0 nos currículos dos cursos de graduação em Engenharia de Produção. Para isso, este trabalho apresenta dois surveys, um com professores brasileiros e outro com pesquisadores da indústria 4.0. O primeiro survey aborda como incluir as tecnologias 4.0 nos cursos de Engenharia de Produção no Brasil. Um total de 95 professores responderam ao questionário, o que representa 17,9% do total de e-mails válidos. Os resultados mostram que, apesar de grande parte dessas tecnologias serem consideradas importantes na formação do novo engenheiro de produção, a maturidade do ensino dessas tecnologias é ainda, na maioria dos casos, muito baixa. Além disso, existem desafios relacionados a pessoas, equipamentos e instalações, que precisam ser superados para avançar. O segundo survey, direcionado aos pesquisadores, incluiu uma questão sobre as competências do engenheiro de produção para atuar nas fábricas inteligentes e excluiu a questão da maturidade do ensino das tecnologias 4.0 nos cursos. Um total de 70 pesquisadores responderam ao questionário, o que representa 11,1% do total de e-mails válidos. Na opinião dos respondentes, todas as competências apresentadas no survey são importantes para o engenheiro de produção. Tanto os professores como os pesquisadores validaram a lista de tecnologias habilitadoras apresentadas em ambos os surveys. Além disso, os desafios para a efetiva mudança dos cursos são semelhantes nos dois levantamentos. Com relação às estratégias de implantação, a maioria dos respondentes destacou a importância da parceria universidade-indústria. Os pesquisadores também destacaram que as práticas de aprendizagem ativa facilitam a inclusão da i4.0 nos cursos. Por último, assim como os professores, os pesquisadores consideram que as tecnologias da i4.0 devem ser incorporadas nos cursos de Engenharia de Produção. Pela análise dos resultados, observa-se que os dois grupos de respondentes apresentam uma visão comum sobre importância, desafios, estratégias e impactos das tecnologias habilitadoras da i4.0 nos cursos de Engenharia de Produção.
  • DOI: 10.11606/D.3.2023.tde-09112023-122527
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2023-09-06
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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