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Um estudo sobre a evolução conceitual dos estudantes na construção de modelos explicativos relativos a conceitos de solução e o processo de dissolução.

Carmo, Miriam Possar Do

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) 2005-04-04

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Um estudo sobre a evolução conceitual dos estudantes na construção de modelos explicativos relativos a conceitos de solução e o processo de dissolução.
  • Autor: Carmo, Miriam Possar Do
  • Orientador: Marcondes, Maria Eunice Ribeiro
  • Assuntos: Avaliação; Ensino; Escolas Secundárias; Education; Evaluation; Secondary Schools
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa Interunidades em Ensino de Ciências Modalidade Física e Química IF/FE/IQ
  • Descrição: O objetivo central deste trabalho foi o estudo da evolução das concepções de estudantes de 2ª e 3ª séries do Ensino Médio de duas escolas da Rede Pública de Ensino, sobre alguns conceitos, envolvendo o tema soluções e da utilização, dessas concepções na construção de um modelo que permitisse interpretar o processo de dissolução como um conjunto de interações entre as partículas constituintes do sistema. Partiu-se do pressuposto de que os estudantes possam ficar insatisfeitos com suas teorias de momento quando, o que acreditam, entra em contradição com as novas informações. Dessa forma, um processo em sala de aula foi desenvolvido para desencadear e encorajar discussões e reflexões sobre as próprias concepções, visando a reestruturação destas para níveis de maior abstração. O estudo se alicerçou em pressupostos construtivistas, e em estratégias de ensino para a mudança conceitual. Os resultados obtidos basearam-se na análise das concepções dos estudantes, antes, durante e após o processo de ensino, o que possibilitou a elaboração de níveis explicativos, os quais permitiram a interpretação da evolução das concepções, desde as noções macroscópicas para as noções microscópicas dentro do tema escolhido. Pôde-se perceber uma evolução conceitual, de níveis concretos, com pouca abstração, para níveis conceituais mais complexos, uma vez que os alunos estão habituados a raciocinar sobre o real. Portanto, as explicações apresentadas pelos alunos foram influenciadas pelos aspectos observáveis e pelas experiências vivenciadas. Também foi possível perceber a influência positiva na construção de conceitos quando da participação ativa do estudante, através de experimentos e experiências em sala de aula que lhes permitissem refletir sobre suas ideias e confrontá-las com outras. Nesta pesquisa procurou-se ir além do conhecimento das concepções alternativas, propondo um modelo de ensino que pudesse contribuir para a superação das mesmas, além de auxiliar os professores a planejarem um ensino mais significativo, especificamente dentro do tema soluções e em outros.
  • DOI: 10.11606/D.81.2005.tde-05112015-104839
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia)
  • Data de criação/publicação: 2005-04-04
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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