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Calibração de simuladores microscópicos de tráfego através de medidas macroscópicas

Bethonico, Felipe Costa

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos 2016-04-19

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Calibração de simuladores microscópicos de tráfego através de medidas macroscópicas
  • Autor: Bethonico, Felipe Costa
  • Orientador: Setti, José Reynaldo Anselmo
  • Assuntos: Lane-Change; Vissim; Calibração; Algoritmo Genético; Car-Following; Calibration; Genetic Algorithm; Lane-Change
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Os simuladores de tráfego são programas computacionais que, através de diversos modelos, tentam simular o tráfego, o comportamento dos motoristas, o desempenho dos veículos, entre outros aspectos que envolvem uma rede viária. Estes modelos precisam ser calibrados para representar as condições de um determinado local. O objetivo da pesquisa foi propor um método de calibração de um microssimulador de tráfego através de dados coletados por estações de monitoramento. O estudo de caso foi realizado através do simulador VISSIM para um trecho do Rodoanel Mário Covas (SP-021), utilizando um algoritmo genético (AG). A calibração envolveu, além dos parâmetros comportamentais dos sub-modelos de car-following e lane-change, o ajuste das distribuições de velocidade desejada dos veículos e um método para simulação do congestionamento. A função fitness do AG foi baseada em três medidas de desempenho: uma que comparava gráficos de fluxo-velocidade simulados e observados e outras duas que comparavam a distribuição do volume de tráfego e o percentual de veículos comerciais por faixa de tráfego. Os resultados mostraram que a medida mais apropriada para a comparação dos gráficos foi a distância de Hausdorff modificada (MHD). A medida MHD também foi fundamental para garantir a ciência do método de simulação de congestionamento de tráfego proposto. O modelo calibrado foi validado usando dados de tráfego coletados em dias diferentes, pela mesma estação de monitoramento.
  • DOI: 10.11606/D.18.2016.tde-18072016-135825
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos
  • Data de criação/publicação: 2016-04-19
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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