skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

A história da ciência no ensino de Física e a vigilância epistemológica

Ricardo, Elio Carlos

Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza, 2020-09, Vol.4, p.1 [Periódico revisado por pares]

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    A história da ciência no ensino de Física e a vigilância epistemológica
  • Autor: Ricardo, Elio Carlos
  • Assuntos: didactic transposition ; ensino de física ; epistemological vigilance ; history of science ; história da ciência ; physics teaching ; transposição didática ; vigilância epistemológica
  • É parte de: Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza, 2020-09, Vol.4, p.1
  • Descrição: Há várias maneiras de considerar a relação entre a história da ciência e a didática da ciência. Além disso, a teoria da Transposição Didática proposta por Yves Chevallard mostrou as transformações que o conhecimento científico sofre para se tornar um saber ensinado na sala de aula. Porém, ambos ainda são difíceis de serem aplicados pelo professor. Este artigo sugere a vigilância epistemológica como uma ferramenta didática para produzir conteúdos mais significativos no contexto escolar. Nesse caso, a história da ciência é uma importante referência. Para ilustrar esses argumentos, é apresentado um exemplo da mecânica.  Palavras chave: História da ciência, ensino de Física, transposição didática, vigilância epistemológica.
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.