skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

La comunicación interna y el desarrollo humano en el sector restaurantero regional en Yucatán, México; A comunicação interna e o desenvolvimento humano no setor de restaurantes regional em Yucatán, México; Internal communication and human development in the regional restaurant sector in Yucatán, Mexico

Martínez, Rebeca Illiana Arévalo; Várguez, Carlos Gaspar Pérez

Organicom; v. 14 n. 27 (2017): Comunicação, ética e integridade; 99-110

Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes 2017-12-20

Acesso online

  • Título:
    La comunicación interna y el desarrollo humano en el sector restaurantero regional en Yucatán, México; A comunicação interna e o desenvolvimento humano no setor de restaurantes regional em Yucatán, México; Internal communication and human development in the regional restaurant sector in Yucatán, Mexico
  • Autor: Martínez, Rebeca Illiana Arévalo; Várguez, Carlos Gaspar Pérez
  • Assuntos: Internal Communication; Organizational Culture; Social Representations; Organizational Identity; Cultural Heritage; Comunicación Interna; Cultura Organizacional; Representaciones Sociales; Identidad Organizacional; Bien Cultural; Comunicação Interna; Representações Sociais; Identidade Organizacional; Bem Cultural
  • É parte de: Organicom; v. 14 n. 27 (2017): Comunicação, ética e integridade; 99-110
  • Descrição: A gastronomia yucateca é um dos bens culturais distintivos do México. Por isso, realizou-se um estudo quantitativo com três restaurantes de comida regional de Mérida, Yucatán, nos quais seus colaboradores foram entrevistados para determinar se a comunicação está relacionada com a conformação de uma cultura organizacional que gera representações sociais vinculadas às tradições regionais e ao crescimento dos colaboradores em términos de bem-estar para o desenvolvimento humano. Elegeu-se este turno já que em Yucatán o setor de restaurantes regional tem um lugar preponderante na economia local.
    Yucatan´s gastronomy is one of the distinctive cultural assets of Mexico. Because of this, a quantitative study was conducted with three regional food restaurants in Mérida, Yucatán, in which their collaborators were interviewed to determine if the communication is related to the conformation of an organizational culture that generates social representations linked to the regional traditions and the growth of employees in terms of welfare for human development. This turn was chosen since in Yucatan the regional restaurant sector has a preponderant place in the local economy.
    La gastronomía yucateca es uno de los bienes culturales distintivos de México. Por ello, se realizó un estudio cuantitativo con tres restaurantes de comida regional de Mérida, Yucatán, en los cuales se entrevistó a sus colaboradores para determinar si la comunicación está relacionada con la conformación de una cultura organizacional que genere representaciones sociales vinculadas a las tradiciones regionales y al crecimiento de los colaboradores en términos de bienestar para el desarrollo humano. Se eligió este giro ya que en Yucatán el sector restaurantero regional tiene un lugar preponderante en la economía local.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/144112/138784
  • Editor: Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2017-12-20
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Espanhol

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.