skip to main content

Competências docentes em um projeto de inovação para a educação científica

Nascimento, Viviane Briccia Do

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2012-04-12

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Competências docentes em um projeto de inovação para a educação científica
  • Autor: Nascimento, Viviane Briccia Do
  • Orientador: Carvalho, Anna Maria Pessoa de
  • Assuntos: Competências Docentes; Educação Científica; Formação De Professores; Scientific Education; Teaching Competencies; Training Of Teachers
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Neste trabalho analisamos, a partir de uma parceria entre a Universidade e uma Escola Municipal de Educação Fundamental da periferia da cidade de São Paulo e da formação continuada de professores e professoras propiciada por esta parceria, quais competências estavam presentes e/ou sendo construídas durante a formação ou ainda no exercício profissional destes docentes. Partimos do princípio de que estes professores estavam realizando uma prática exitosa, a partir de analises anteriores. A pesquisa aqui apresentada é,do tipo qualitativa, e foi baseada em três formas de dados: as reuniões realizadas entre a Universidade e o grupo de docentes; uma entrevista com uma das docentes, buscando entender aspectos da sua história de formação; e, as interações realizadas na sala de aula desta docente. Através de uma revisão bibliográfica, sobre competências e também de pesquisas sobre competências, delimitamos algumas categorias de análise, que nos auxiliaram a evidenciar indícios da construção e/ou presença de alguns tipos competências. Notamos que os docentes construíram conhecimentos metodológicos e conceituais relacionados ao campo de conhecimento das Ciências, disciplina que em geral é pouco trabalhada nas séries iniciais do fundamental, e que o espaço para esta construção foi fundamental para que os mesmos revelassem suas inseguranças e dúvidas para poderem trabalhar com a disciplina. Observamos ainda, que a articulação ou mobilização de diversas competências se ratificou como um fator fundamental na prática docente, evidenciando assim a relação entre o êxito docente à capacidade de mobilizar diversas competências, envolvendo: o planejamento de aulas; a busca por uma formação contínua; uma prática que levasse em conta metodologias e elementos próprios da área de conhecimento trabalhada e aspectos éticos do ensino; e, até mesmo as relações sociais que são estabelecidas dentro do ambiente escolar e se refletiam na prática em sala de aula. Notamos que estas relações não ocorrem de maneira separada no ambiente escolar, mas que a articulação das diversas competências observadas, de maneira complexa e não determinística, são essenciais para uma boa prática.
  • DOI: 10.11606/T.48.2012.tde-12062012-143125
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2012-04-12
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.