skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Processo ensino aprendizagem em saúde mental o olhar do aluno sobre reabilitação psicossocial e cidadania

Sônia Barros Heloísa Garcia Claro

Revista da Escola de Enfermagem da USP São Paulo v. 45, n. 3, p. 700-707, jun. 2011

São Paulo 2011

Localização: EE - Escola de Enfermagem    (BARROS, S. doc 23 )(Acessar)

  • Título:
    Processo ensino aprendizagem em saúde mental o olhar do aluno sobre reabilitação psicossocial e cidadania
  • Autor: Sônia Barros
  • Heloísa Garcia Claro
  • Assuntos: SAÚDE MENTAL; ENFERMAGEM (EDUCAÇÃO); REABILITAÇÃO
  • É parte de: Revista da Escola de Enfermagem da USP São Paulo v. 45, n. 3, p. 700-707, jun. 2011
  • Notas: Disponível em: . Acesso em: 27 JUN. 2011
  • Descrição: As políticas de Saúde Mental vigentes no país confirmam necessidade de estimular práticas de ensino, pesquisa e extensão que favoreçam novas atitudes profissionais. Estudo anterior revelou que a representação de alunos sobre competências necessárias na saúde mental, conforma categorias sobre conceitos de competência, recursos cognitivos, sentimentos expressos e conceito de saúde e doença, não se depreendendo temas relacionados à Cidadania ou à Reabilitação Psicossocial dos usuários, conceitos centrais no ensino da disciplina. Neste estudo, analisou-se a representação sobre estes conceitos, sobre os saberes e habilidades identificados como necessários para a prática da Reabilitação. Os entrevistados cursaram a disciplina de Enfermagem em Saúde Mental de uma universidade pública e os resultados mostram valorização das demandas dos usuários, no entanto, as representações sobre cidadania e reabilitação psicossocial sustentam-se no senso comum relacionado à periculosidade e à direitos básicos como à saúde e lazer
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2011
  • Formato: p. 700-707.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.