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Caminhos para a transformação de uma realidade local: uma experiência de aprendizagem social para a sustentabilidade na comunidade da Lomba do Pinheiro - o caso do Arroio Taquara

Souza, Daniele Tubino Pante De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Energia e Ambiente 2019-09-09

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Caminhos para a transformação de uma realidade local: uma experiência de aprendizagem social para a sustentabilidade na comunidade da Lomba do Pinheiro - o caso do Arroio Taquara
  • Autor: Souza, Daniele Tubino Pante De
  • Orientador: Jacobi, Pedro Roberto; Wals, Arjen Evert Jan
  • Assuntos: Aprendizagem Social; Sustentabilidade; Iniciativas Comunitárias; Diálogo; Aprendizagem Transformadora; Vulnerabilidade; Dialogue; Community-Based Initiatives; Social Learning; Sustainability; Transformative Learning
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental - PROCAM
  • Descrição: A presente Tese é composta por dois artigos que foram escritos em torno de um objetivo comum: o de refletir sobre a relação entre processos de aprendizagem e o desenvolvimento de práticas para a sustentabilidade. O tema é estudado no contexto de processos de aprendizagem coletiva presentes em uma iniciativa localizada no bairro Lomba do Pinheiro, na cidade de Porto Alegre/RS, cujo objetivo é a recuperação socioambiental da área compreendida por uma bacia local: a bacia do Arroio Taquara. O caso do Arroio Taquara compreende um quadro típico de vulnerabilidade socioambiental e representa um problema premente em grande número de cidades brasileiras: a ampla degradação ambiental e contaminação de cursos dágua urbanos. A hipótese utilizada nesta pesquisa é de que processos de aprendizagem social constituem um vetor para promover avanços em práticas de sustentabilidade em comunidades urbanas em áreas de vulnerabilidade socioambiental. Na comunidade da Lomba do Pinheiro, o grupo que lidera a iniciativa denominado de Grupo de Trabalho da Bacia do Arroio Taquara (GT) é composto por moradores, técnicos de setores do poder público e membros de instituições de ensino. A integração desses atores acontece em um ambiente dialógico. A atuação do grupo é pautada por uma abordagem prática-reflexiva voltada à implementação de uma série de ações que buscam o engajamento crítico da comunidade local e de interessados, tendo em vista a geração de melhorias das condições socioambientais locais e a promoção de práticas mais sustentáveis. A estratégia de pesquisa adotada foi o estudo de caso e os instrumentos metodológicos utilizados foram: observação participante, entrevistas semiestruturadas e em profundidade, grupo focal e painel de especialistas. A pesquisa adotou uma estrutura analítica multidimensional que incluiu as dimensões individual, coletiva e territorial. O primeiro artigo que compõe a Tese buscou (1) analisar criticamente e avaliar, desde a perspectiva da aprendizagem social, o processo local promovido pelo GT e (2) identificar como as condições locais, em grande parte determinadas por um contexto de vulnerabilidade, influenciaram as práticas coletivas de aprendizagem. Esse artigo destacou uma série de fatores que facilitaram a promoção da aprendizagem entre os membros do GT e o avanço do movimento no território. Também, ressaltou os bloqueios a esse processo no contexto estudado. O segundo artigo buscou identificar lições a partir dos processos investigados com base em conceitos derivados das obras de Paulo Freire e Humberto Maturana. Esse artigo ressaltou a importância de uma abordagem relacional para o fomento de práticas coletivas de aprendizagem e identificou três princípios norteadores para esses processos. Por fim, uma síntese analítica dialogada com especialistas e um modelo descritivo do processo, integraram os resultados desta pesquisa.
  • DOI: 10.11606/T.106.2019.tde-04102019-085434
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Energia e Ambiente
  • Data de criação/publicação: 2019-09-09
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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