skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Universidades e Transformações Socioambientais: Contribuições da Aprendizagem Transformadora e da Teoria da Atividade Histórico Cultural

Alves Pacheco de Campos, Simone ; Celia Palma, Lisiane ; Avila Pedrozo, Eugenio

Revista de Administração IMED, 2017-12, Vol.7 (2), p.3-26

Faculdade Meridional IMED

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Universidades e Transformações Socioambientais: Contribuições da Aprendizagem Transformadora e da Teoria da Atividade Histórico Cultural
  • Autor: Alves Pacheco de Campos, Simone ; Celia Palma, Lisiane ; Avila Pedrozo, Eugenio
  • Assuntos: Aprendizagem Transformadora ; Ensino em Administração ; Ensino em Administração, Aprendizagem Transformadora, Teoria da atividade histórico cultura, sustentabilidade ; sustentabilidade ; Teoria da atividade histórico cultura
  • É parte de: Revista de Administração IMED, 2017-12, Vol.7 (2), p.3-26
  • Descrição: Muito se tem discutido a respeito do papel das universidades frente aos problemas socioambientais. Contudo, os avanços em direção a uma transformação parecem poucos, permanecendo as universidades presas ao mainstrean. A transformação exige que as universidades se desvencilhem do que Freire (1987) chama de educação bancária. Considerando o ensino em administração, essa transformação exige uma separação da ortodoxia gerencialista que domina a área, visto que o contexto atual exige uma postura reflexiva e crítica ante aos problemas socioambientais. Fala-se muito em responsabilidades coletivas e institucionais. Contudo, pouco se atenta para a necessidade real de revisão da responsabilidade individual e de como engajar os indivíduos na sociedade enquanto cidadãos conscientes de seu papel socioambiental. É amplamente conhecido que os indivíduos têm um papel fundamental a desempenhar na concretização de transformações para a sustentabilidade. Mais do que o entendimento acerca de uma educação voltada para a sustentabilidade, deve-se pensar em como impulsionar os indivíduos a agir com vistas à transformação do futuro. Inserido nesta preocupação, este ensaio tem como argumento central que as mudanças em direção à consciência socioambiental perpassam a agência individual e coletiva, com vistas à transformação. Neste processo, as universidades têm um papel central, na medida em que podem ser organizações promotoras desta transformação. Para tanto, buscou-se subsídios na teoria da aprendizagem transformadora e na teoria da atividade histórico cultural para uma compreensão crítica acerca de como as universidades podem promover um aprendizado voltado ao desenvolvimento da agência transformadora e assim engajar os indivíduos na sociedade enquanto cidadãos conscientes de seu papel socioambiental.
  • Editor: Faculdade Meridional IMED
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.