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Análise da formação de preço de produtos um estudo multicas em supermercados
Paula Bulamah Spinelli Flávio Torres Urdan
2006
Localização:
FEA - Fac. Econ. Adm. Contab. e Atuária
(T658.8 S757a )
e outros locais
(Acessar)
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Título:
Análise da formação de preço de produtos um estudo multicas em supermercados
Autor:
Paula Bulamah Spinelli
Flávio Torres Urdan
Assuntos:
MARKETING
;
PREÇOS
;
PRODUTOS
;
SUPERMERCADOS
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
O presente trabalho analisa a importância da determinação de preços para a competitividade do varejo supermercadista. Após uma revisão da literatura sobre as diversas definições de preços e as formas de estabelecê-los, são analisadas as seis etapas propostas por especialistas de marketing para o apreçamento estratégico de produtos. Nessas seis etapas são discutidas a influência da demanda e a importância dos custos, os métodos de estabelecimento mais utilizados, descrevendo-se suas características e limitações, as técnicas de adequação à diversas situações, bem como a seleção do preço final. Os passos adotados pelos varejistas são também abordados, assim como outras variáveis que têm impacto na estratégia escolhida para se fixar os preços nos supermercados, além da demanda, dos custos e dos concorrentes. Por fim, as estratégias de apreçamento são estudadas empiricamente, por meio de entrevistas em profundidade com gerentes de três redes de varejo de grande porte que atuam no mercado nacional, onde é verificada a utilização das técnicas de apreçamento, como instrumento de auxílio na tomada de decisões relacionadas aos programas de preço da empresa. Em conclusão, verifica-se que à medida que os especialistas em varejo buscam mais bases científicas e confiáveis para auxiliar na tomada de decisões quanto à definição de políticas de preços, é essencial que possuam uma compreensão clara dos conceitos e das variáveis que influenciam na determinação dos preços
dos produtos que comercializam, assim como o conhecimento das diversas técnicas de apreçamento, ) além do mark-up
Data de criação/publicação:
2006
Formato:
167 p. anexos.
Idioma:
Português
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