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Grupos operativos com familiares de adolescentes e jovens com transtornos alimentares: o vínculo como possível potencializador de recursos

Gil, Mariana

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto 2022-10-28

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Grupos operativos com familiares de adolescentes e jovens com transtornos alimentares: o vínculo como possível potencializador de recursos
  • Autor: Gil, Mariana
  • Orientador: Santos, Manoel Antonio dos
  • Assuntos: Vínculo; Transtornos Alimentares; Psicanálise; Grupos Operativos; Grupo De Apoio Psicológico; Família; Anorexia Nervosa; Distúrbios Do Ato De Comer; Bulimia Nervosa; Eating Disorders; Psychological Support Group; Psychoanalysis; Operative Groups; Linking; Family
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Na atualidade há uma preocupação crescente das famílias com filhos adolescentes em relação aos quadros psicopatológicos que se organizam em torno das compulsões alimentares, como Anorexia Nervosa e Bulimia Nervosa, os dois tipos mais conhecidos de transtornos alimentares (TAs). No cenário assistencial é muito comum que os familiares se apresentem fragilizados, com sentimentos de desamparo e impotência frente a um tipo de sofrimento psíquico grave e persistente que acomete seus filhos, cuja sintomatologia muitas vezes se mostra refratária à melhora. Esse sofrimento é potencializado pela persistência de defesas e sintomas que tendem a assumir um curso crônico, acarretando sérios prejuízos ao desenvolvimento das(os) adolescentes, impondo estressores que também vulnerabilizam os vínculos familiares. Os serviços especializados ainda são escassos em nosso país, construindo uma barreira que se soma a outras, como a inadequação dos saberes e práticas voltadas ao acolhimento das famílias que conseguem ter acesso à ajuda profissional. Nessa vertente, uma lacuna observada na produção do conhecimento se refere ao potencial dos vínculos como ferramenta terapêutica quando se utiliza a estratégia grupal como dispositivo de acolhimento dos familiares. Diante dessas considerações, esta Dissertação se desdobra em cinco artigos, compostos por uma síntese de estudos qualitativos e quatro artigos empíricos. O Artigo 1, que consiste em uma metassíntese qualitativa, objetiva sintetizar e reinterpretar resultados de estudos qualitativos primários acerca da percepção de familiares de pessoas com TAs acerca do tratamento. A partir de 1115 estudos originariamente recuperados de seis bases de dados, foram selecionados 19 artigos que envolveram familiares como participantes. Os resultados apontam para diferentes enquadres de percepção dos familiares acerca do tratamento para TAs, convergindo para o reconhecimento de que a família é parte ativa do processo e também deve ser considerada como alvo de cuidados, e não como mero coadjuvante/acompanhante no cuidado à pessoa acometida. Os Artigos 2, 3, 4 e 5 derivam de uma pesquisa empírica que tem como objetivo geral investigar se, e como, os vínculos constituídos em um grupo de apoio psicológico a familiares de pessoas com TAs potencializam o desenvolvimento de recursos para lidar com a problemática vivenciada. A amostra intencional dos estudos empíricos foi constituída por cinco mães e três pais que participaram da atividade grupal semanal no período de junho a setembro de 2020. O corpus foi constituído por 26 entrevistas individuais realizadas imediatamente após a realização de 13 sessões grupais consecutivas. Os instrumentos utilizados para coleta dos dados foram: formulário de dados sociodemográficos, Critério de Classificação Econômica (CCEB), roteiro de entrevista individual baseado na Técnica do Incidente Crítico e diário de campo. As entrevistas foram audiogravadas e transcritas na íntegra. Os dados foram analisados de acordo com a análise de conteúdo temática indutiva, proposta por Braun e Clarke, e interpretados tendo como referencial teórico a psicanálise no trabalho com grupos em instituições na perspectiva de Pichon-Rivière, em diálogo com as contribuições de René Kaës. Os resultados obtidos convergem para uma percepção da configuração do grupo como espaço de cuidado valorizado pelos familiares de pessoas com TAs. Mães e pais foram capazes de desarticular a ideia de que o grupo é apenas mais um elemento do tratamento da(o) filha(o) acometida(o), para ser compreendido como um processo que permite o contato com suas próprias emoções, propiciando a integração do sentir, pensar e agir do cuidador familiar. Os momentos destacados como marcantes na experiência do processo grupal colocaram em relevo o sentimento de acolhimento, a percepção de universalidade entre os membros do grupo e o aprendizado por 9 intermédio do outro, apontando para a importância do dispositivo grupal como recurso para potencializar o engajamento dos pais no tratamento das(os) filhas(os).
  • DOI: 10.11606/D.59.2022.tde-04112022-090558
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2022-10-28
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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