skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Relações de poder no processo de ensino e aprendizagem de matemática

Attie, João Paulo

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2013-04-23

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Relações de poder no processo de ensino e aprendizagem de matemática
  • Autor: Attie, João Paulo
  • Orientador: Moura, Manoel Oriosvaldo de
  • Assuntos: Educação Matemática; Interação Professor-Aluno; Relações De Poder; Mathematics Education; Power Relations; Teacher-Student Interaction
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A sala de aula de matemática é um contexto no qual são tecidas as relações de poder entre professor e aluno, ainda que esse possa não ser um fenômeno consciente para os sujeitos diretamente envolvidos. Consideramos que a ocorrência dessas relações não é, por si, um acontecimento que mereça um julgamento moral. O objetivo deste trabalho é investigar as Relações de Poder estabelecidas entre professor e aluno na aula de matemática e discutir suas implicações para o ensino e a aprendizagem dessa disciplina. Para esse objetivo ser alcançado, nos aprofundamos nos conceitos de poder e de relações de poder e em algumas características das relações de poder, que fundamentamos principalmente nos escritos de Foucault e Bourdieu. Detivemo-nos também no processo histórico de institucionalização da matemática na sociedade. Foi realizado um trabalho de campo, que desenvolvemos com a aplicação de entrevistas, semiestruturadas, no caso de professores e pais de alunos, separadamente, e utilizando as técnicas de Grupo Focal, com alunos, em duas escolas com algumas características distintas. No trabalho de campo, obtivemos de cada grupo elementos que ampararam nossa análise. Dos alunos, alcançamos elementos que nos permitiram perceber como são descritas por eles as modalidades instrumentais, o sistema de diferenciações e as formas de institucionalização do exercício do poder nas relações entre estes e seus professores; dos pais, obtivemos suas impressões sobre a importância que atribuem ao desempenho em matemática para a vida dos filhos, configurando uma das formas de institucionalização do poder atribuído à disciplina; por fim, dos professores, vislumbramos a presença do formalismo, as modalidades instrumentais e os graus de racionalização que são produzidos em suas práticas pedagógicas.
  • DOI: 10.11606/T.48.2013.tde-20062013-142704
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2013-04-23
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.