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A ficção de Flann O'Brien o romance como afirmação da negação

Heleno Godói de Sousa Munira Hamud Mutran

2004

Localização: FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas    (T SOUSA, H.G. 2004 )(Acessar)

  • Título:
    A ficção de Flann O'Brien o romance como afirmação da negação
  • Autor: Heleno Godói de Sousa
  • Munira Hamud Mutran
  • Assuntos: O'Brien, Flann 1911-1966; LITERATURA IRLANDESA (CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO); ROMANCE
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Esta dissertação tem, como objeto de análise, a ficção de Brain Ó Nualláin (1911-1966), romancista irlandês, colunista de jornal, polemista, dramaturgo e contista. Embora conhecido como Brain O'Nolan, para seus leitores ele era famoso como Flann O'Brien (nome que ele usou para publicar quatro de seus cinco romances: At Swim-Two-Birds, The Third Policeman, The Hard Life e The Dalkey Archive) e Myles na gCopaleen (o pseudônimo sob o qual escreveu, por 25 anos, a coluna "Cruiskeen Lawn", no jornal Irish Times. A crítica literária vem estudando a ficção de O'Brien como influenciada por James Joyce. Esta influência, embora negada por O'Brien durante toda sua vida, moldou, de qualquer forma, o desenvolvimento de seus romances. A análise aqui desenvolvida considera que o escritor sofreu da "angústia da influência" (de acordo com a teoria de Harold Bloom), o que o levou a tentar se afastar da influência de Joyce. A análise começa por considerar o primeiro romance de O'Brien, At Swim-Two-Birds, como uma obra não-joyceana e tenta mostrar como cada novo romance escrito por ele é uma tentativa de diferenciá-lo de Joyce. Ao mesmo tempo, a análise mostra como cada novo romance de Flann O'Brien expõe uma visão paródica da obra de Joyce e se torna um tipo de sátira a e contra ela. O desenvolvimento desta análise é uma tentativa de mostrar como, ao negar a obra de Joyce e sua influência, Flann O'Brien não estava simplesmente se recusando a reconhecer James Joyce como uma das
    mais influentes figuras literárias do século XX, ele estava destituindo um 'pai' literário, a fim de achar para encontrar uma identidade que lhe ) permitisse tornar sua obra reconhecível e reconhecida por seu próprio valor. A análise chega ao fim com a idéia de que Flann O'Brien, através da negação de James Joyce e sua obra, inscreve-se na história do Modernismo como um grande escritor
  • Data de criação/publicação: 2004
  • Formato: 227 p.
  • Idioma: Português

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