skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Relação entre a percepção da autoeficácia acadèmica e o engagement de estudantes de engenharia

Alexandra R. Costa ; Alexandra M. Araújo ; Leandro S. Almeida

INFAD (Barcelona), 2014-09, Vol.2 (1), p.307-314 [Periódico revisado por pares]

Asociación Nacional de Psicología Evolutiva y Educativa de la Infancia Adolescencia Mayores y Discapacidad

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Relação entre a percepção da autoeficácia acadèmica e o engagement de estudantes de engenharia
  • Autor: Alexandra R. Costa ; Alexandra M. Araújo ; Leandro S. Almeida
  • Assuntos: autoeficácia académica ; engagement ; ensino superior ; sucesso académico
  • É parte de: INFAD (Barcelona), 2014-09, Vol.2 (1), p.307-314
  • Descrição: A autoeficácia refere-se às crenças que o indivíduo tem nas suas próprias capacidades para organizar e executar as ações necessárias à concretização de determinados objetivos. Por seu lado, engagement refere-se ao estado psicológico positivo e motivacional, relacionado com o bem-estar individual. Nesta investigação procurou-se estabelecer a relação entre estas duas variáveis, assumindo uma hipótese de associação positiva entre a autoeficácia e o engagement, tomando estudantes do Ensino Superior de diferentes ramos da Engenharia. A amostra foi constituída por 361 estudantes (M = 20.54; DP = 4.24). A avaliação da autoeficácia e do engagement foi realizada através da aplicação dos questionários aos estudantes em sala de aula. Os resultados revelam uma associação positiva e significativa, sendo maior a associação encontrada entre a dimensão comportamental do engagement e a autoeficácia, estando também estas duas variáveis positivamente associadas ao rendimento académico. Nesta comunicação apresentam-se e discutem-se estes resultados e as suas implicações na investigação e prática psicológica.
  • Editor: Asociación Nacional de Psicología Evolutiva y Educativa de la Infancia Adolescencia Mayores y Discapacidad
  • Idioma: Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.