Fungos associados a invertebrados marinhos: isolamento, seleção e avaliação da produção de enzimas celulolíticas.

Silva, Carlos Henrique Domingues Da

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Biotecnologia 2010-08-13

• Autor: Silva, Carlos Henrique Domingues Da
  • Orientador: Rodrigues, Maria Filomena de Andrade; Sette, Lara Durães
  • Assuntos: Microbiologia Aplicada; Invertebrados Marinhos; Genética Microbiana; Fungos Celulolíticos; Enzimas; Enzymes; Cellulolytic Fungus; Marine Invertebrates; Microbial Genetics; Applied Microbiology
  • Notas Locais: Programa Interunidades em Biotecnologia EP/FMVZ/IPT/IB/ICB/I. BUTANTAN;Nome do Programa Interunidades no site do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo
  • Descrição: A micologia marinha é uma ciência relativamente recente e pouco se conhece sobre a diversidade das suas comunidades. Assim, o isolamento, triagem e preservação de fungos derivados do mar podem levar à descoberta de novas tecnologias. O objetivo deste estudo foi conhecer a diversidade de fungos filamentosos derivados marinhos e selecionar isolados capazes de produzir enzimas celulolíticas. Para tanto, foram isolados seletivamente fungos filamentosos a partir de amostras de macro-organismos marinhos coletados em 2007 e 2008. Os resultados demonstraram uma ampla diversidade de fungos potencialmente celulolíticos, pertencentes ao filo Basidiomycota e Ascomycota. Nos experimentos de produção de celulases, 17 apresentaram resultados satisfatórios de CMCase e FPase e foram selecionados para a avaliação da Celobiase. Os experimentos de cinética enzimática apresentaram os melhores resultados de produção de celulases em meio contendo farelo de trigo. O trabalho demonstra o potencial para aplicação biotecnológica dos fungos e estimula novos estudos com as celulases.
  • DOI: 10.11606/D.87.2010.tde-30092010-110051