skip to main content

Projeções retinianas do mocó (Kerodon Rupestris) núcleo supraquiasmático e folheto intergeniculado

E. S. Nascimento Jr. J. S Cavalcante; J. F Araújo; S. F Silva; A. P. M Souza; F. C. F Alves; Luiz Roberto Giorgetti de Britto; M. S. M. O Costa; Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, FeSBE (20. 2005 Águas de Lindóia, SP)

Resumos Águas de Lindóia, São Paulo: Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 2005

Águas de Lindóia, São Paulo Federação de Sociedades de Biologia Experimental 2005

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Projeções retinianas do mocó (Kerodon Rupestris) núcleo supraquiasmático e folheto intergeniculado
  • Autor: E. S. Nascimento Jr.
  • J. S Cavalcante; J. F Araújo; S. F Silva; A. P. M Souza; F. C. F Alves; Luiz Roberto Giorgetti de Britto; M. S. M. O Costa; Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, FeSBE (20. 2005 Águas de Lindóia, SP)
  • Assuntos: FISIOLOGIA
  • É parte de: Resumos Águas de Lindóia, São Paulo: Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 2005
  • Notas Locais: Disponível somente em CD-ROM
  • Descrição: Objetivo: O sistema de temporização circadiana tem três componentes essenciais: um relógio ou marcapasso, vias de entrada e vias de saída. Muitas linhas de evidencia confirmam que o núcleo supraquiasmático (NSQ), um núcleo par, retino-recipiente, do hipotálamo anterior, exerce o papel de marcapasso regulador dos ritmos circadianos em mamíferos. O folheto intergeniculado (FIG) e um par de núcleos do complexo geniculado lateral talâmico, que também recebe fibras da retina e se projeta sobre o NSQ, atuando como modulador do marcapasso. Este trabalho teve como objetivo verificar o padrão das projeções retinianas no NSQ e no FIG do cérebro de um roedor da região do Nordeste brasileiro, o mocó (Kerodon rupestris). Métodos e Resultados: Três (03) mocós foram submetidos a uma injeção intraocular da subunidade B da toxina colérica (CTb) e em seguida foram perfundidos transcardiacamente com uma solução de paraformaldeido a 4% em tampão fosfato 0,1M, pH7,4. Os encéfalos foram retirados e submetidos a microtomia por congelação, obtendo-se secções coronais de 30? m. Em seguida, os cortes foram submetidos a imuno-histoquimica para revelação da CTb transportada anterogradamente, com a finalidade de detectar os alvos da projeção retiniana. O exame microscópico em campos claro e escuro mostrou que terminais imunorreativos a CTb estão presentes no NSQ bilateralmente, com predominância contralateral, exibindo uma maior concentração na região ventral do núcleo. No FIG a projeção
    retiniana e bilateral, embora com predominância contralateral, com a projeção contribuindo para a delimitação citoarquitetonica do núcleo. Conclusões: O padrão da inervação retiniana do NSQ e do FIG no mocó apresenta semelhanças e diferenças com relação ao encontrado em outros roedores, o que provavelmente reflete diferenças funcionais entre as espécies estudadas.
  • Editor: Águas de Lindóia, São Paulo Federação de Sociedades de Biologia Experimental
  • Data de criação/publicação: 2005
  • Formato: res. 10.002.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.