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A cidade invisível: redes de infraestrutura - alternativas possíveis

Pestana, Katia Bomfim

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2017-05-04

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A cidade invisível: redes de infraestrutura - alternativas possíveis
  • Autor: Pestana, Katia Bomfim
  • Orientador: Meyer, Regina Maria Prosperi
  • Assuntos: Desenho Urbano; Infraestrutura Urbana; Metrópole De São Paulo; São Paulo Metropolitan Area; Urban Design; Urban Network Infrastructure
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A pesquisa é conduzida pela hipótese de que as redes de infraestruturas de serviço são capazes de conformar um sistema de áreas livres, alternativo às ruas, que permite dar continuidade a um tecido essencialmente descontínuo e sem referências urbanas significativas, como a cidade de São Paulo. Há um entendimento preliminar de que essas áreas se constituem em um \'patrimônio histórico não edificado\' e assim devem ser tratadas, como áreas que a cidade precisa saber preservar. A partir da dissertação de mestrado desenvolvida sobre o impacto de um oleoduto no contexto da malha metropolitana de São Paulo - onde se propunha situar o sistema dutoviário como um modal de transporte específico, discutindo alternativas de ocupação junto a sua faixa dominial - outras redes de infraestruturas são incorporadas neste trabalho e foram selecionadas a partir da visibilidade de sua faixa dominial no tecido urbano da cidade. Assim, a passagem de adutoras, das redes de alta tensão, e dos próprios oleodutos, é mapeada com intuito de capturar esses vazios funcionais. O levantamento de mapas históricos e a história da implantação das redes de serviço na cidade subsidiam a análise e a compreensão das permanências e ampliações que sofreram estas redes em função de sua evolução técnica e do crescimento da demanda em larga escala desde o final do século XIX até hoje e, a discriminação das várias instâncias legais das políticas públicas da área metropolitana de São Paulo, a regulação setorial de cada um dos serviços estudados e o entendimento do funcionamento técnico na sua lógica de ocupação dos espaços da cidade, procuram entender as diversas estratégias utilizadas pelas concessionárias no controle de sua faixa funcional. A escolha de alguns estudos de casos exemplares, aonde esses espaços livres oferecem situações reais de incorporação ao desenho da cidade, e a aferição dessas áreas como possíveis \'agentes\' de melhoria urbana e ambiental, é feito através de mapeamentos que transitam entre as várias escalas de análise e tem como objetivo tornar visíveis as faixas non aedificandi fazendo ver os caminhos percorridos por essas redes no território, identificando tipologias de ocupação, tanto a partir de condicionantes dadas pelo lugar de sua inserção, como por suas exigências e especificidades técnicas setoriais.
  • DOI: 10.11606/T.16.2018.tde-23062017-084850
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2017-05-04
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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