Professores universitários: caminhos profanos
ABCD PBi
Professores universitários: caminhos profanos
Autor:
Cuadrado, Camila Rezende Alba
Orientador:
Mate, Cecilia Hanna
Assuntos:
Educação Superior
;
Experiência Docente
;
Formação De Professores
;
Docent Experience
;
Higher Education
;
Professors Formation
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
Na universidade brasileira, a formação de professores tem ocupado um lugar secundário. As prioridades são concentradas nas funções de pesquisa e elaboração do conhecimento científico, em geral consideradas com exclusividade nos programas de pós-graduação stricto sensu. Por outro lado, os cursos e estágios de formação pedagógica, oferecidos pelos Programas de Pós-graduação, pretendem proporcionar oportunidades de experiência para o desenvolvimento de pós-graduandos. A presente pesquisa busca, discutindo conceitos como cuidado de si e experiência, propiciar ao leitor o contato com discursos produzidos por pós-graduandos que hoje são docentes das três universidades estudais paulistas (UNESP, UNICAMP e USP) das áreas de humanas, biológicas e exatas e que foram formados nos cursos de pós-graduação stricto sensu das instituições em que hoje lecionam. As discussões revelam uma variedade de sentidos, discursos, concepções, conceitos e ideias sobre ser e tornar-se docente universitário.
DOI:
10.11606/D.48.2016.tde-05042016-134129
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
Data de criação/publicação:
2015-11-30
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
Disponível na Biblioteca:
FE - Faculdade de Educação (371.124 C961p )